Curso Escrever a Cidade

Curso
Escrever a Cidade

→ Escrita Criativa

Curso | Escrita Criativa - Escrever a Cidade

Paloma Durante

Quarta-feira, 07/08/2019 das 19:00 às 22:00. Outros encontros: 14/08, 21/08, 28/08, 04/09 e 11/09

R$280,00

15 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Patrícia Barros.

O curso Escrever a Cidade propõe, em seis encontros, usar como matéria discursiva da cidade as vivências, memórias e relações de cada participante, apropriando-se da mancha urbana enquanto espaço de produção simbólica – oficial e oficiosa – tendo na palavra a possibilidade de criação de um espelho afetivo.

Ocupar o território, morar, trabalhar, locomover-se, divertir-se são desafios e necessidades prementes dos cidadãos que vivem nas cidades. Lidar com a cidade enquanto espaço orgânico é também lidar com a constante mutabilidade perante os fatos e afetos que constroem as dinâmicas dentro dela. Qualquer definição rápida sobre o que é uma cidade pode nos colocar em situação de equívoco pois, a cidade é antes as familiaridades que nela encontramos ao longo de nossos percursos, do que qualquer ideia já concebida sobre o que é urbanidade. Enquanto espaço de fronteiras, escrever sobre a cidade é escrever sobre narrativas que delineiam identidades, território e memória.  A partir de exercícios de experimentação da escrita, e da leitura de autores como Mario Benedetti, Igiaba Scego, Georges Perec, Ítalo Calvino (entre outros), a proposta é explorar maneiras de narrar a nossa experiência-memória com as dinâmicas do espaço urbano, criando jogos de encontro, tomada e disputa entre narrativas coletivas e singulares sobre a cidade.

Público-Alvo

Escritores, artistas, estudantes, interessados em escrita e arquitetos.

Paloma Durante

É nascida em São Paulo. Atua como artista-educadora e pesquisadora, buscando intersecções entre a escritura e a performance. Afirma com veemência que é necessário entender que o que chamamos de distração é, na verdade, o instante de captura do olhar sobre algo que nos leva para fora. Participou de publicações sobre escrita experimental, atuando em diferentes grupos sobre o assunto.

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Ecos do Modernismo

Ética e etiqueta