Encontro com escritores: Susana Ventura

→ Outros olhares

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Susana Ventura

Quarta-feira, 31 de agosto, das 19h às 21h

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

150 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Susana Ventura por Gabriel Silva

Nesta sessão do Encontros com Escritores: Outros Olhares, Ana Beatriz Demarchi Barel recebe a premiada escritora Susana Ventura.

No encontro, elas tratarão do processo de criação da escritora, de sua formação e de seu vasto trabalho com literatura.
Os encontros têm como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas e obras relevantes que registram múltiplas perspectivas narrativas da nossa realidade e este especial trabalho voltado para público infanto-juvenil.

Nas entrevistas teremos a oportunidade única de ouvir escritores cujas obras revelam o aspecto mais importante de seus talentos: a riqueza inesgotável de sua criatividade e a complexidade de sua personalidade humana, desabrochadas no ser-escritor.

Neste momento em que privilegiamos a literatura, trabalho que exprime o grau máximo de elaboração da língua, poderemos estar na companhia de autores que criam mundos, inventam personagens, transformam sentimentos, os mais díspares, em palavra escrita, levando os leitores à experiência da empatia.

``Eu achava sempre que as cartas que vinham do Brasil chegavam muito amassadas, como se o envelope tivesse sido aberto e depois colado. Até o dia em que a carta veio aberta mesmo e a porteira me entregou amarrada com um barbantinho! Foi o único dia em que realmente tomei coragem e perguntei o porquê daquilo. Ela levantou os ombros e disse que não sabia, que devia ser coisa dos bárbaros da minha terra! Pode, Antônio? Então mudei o endereço de correspondência para o Museu e nunca mais chegou carta amassada. A minha alegria de abrir o envelope e desdobrar as camadas de papel de seda - para ficar mais barata a pesagem, a minha família usa blocos desse papel. Uma folha por pessoa....``

Trecho do livro “A Aventura de Picasso no Brasil” - Susana Ventura

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

Susana Ventura

Susana Ventura, com mais de 30 livros publicados, pesquisa, faz tradução e trabalha com literatura de autoria feminina, língua e cultura dos países de língua portuguesa e literatura contemporânea. Escritora e pesquisadora dedicada à produção de livros para crianças e jovens, ganhou prêmios importantes, a maior parte para jovens leitores. Entre os prêmios que recebeu estão o Jabuti, o Melhor Livro de Recontos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ e o selo Altamente Recomendável para várias obras, pela mesma Fundação. Recebeu pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Várias de suas obras foram selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, pelo programa Minha Biblioteca da Prefeitura Municipal de São Paulo, pelo Kit Leitura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros. Alguns de seus livros estiveram nos catálogos para Feira do Livro Infantil de Bologna, Itália. Embaixadora do Brasil em Mente (ONG – Nova York – EUA), entidade de incentivo ao ensino da língua portuguesa e literatura de língua portuguesa e patrona da Biblioteca Infantil Susana Ventura - Projeto Construir Artel – Osaka – Japão.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados