Selma Maria

Encontro com escritores
Selma Maria

→ Outros Olhares | Mediado por Ana Demarchi Barel

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Selma Maria

Quarta-feira, 30 de junho das 17h às 18h30

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Jozzuu

A sessão de junho do ciclo de palestras virtuais, Encontros com escritores: outros olhares, realizará uma conversa com a escritora Selma Maria.

Como se aprende a amar a literatura na infância? Como se aprende a ouvir suas mensagens? E como se aprende a reconhecer seu mágico poder? De que maneira a poesia, as brincadeiras e a oralidade se relacionam com as produções literárias?

Essas perguntas são algumas das provocações que motivarão o encontro, que tem curadoria e mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, e contará com a participação da convidada, escritora e multiartista, Selma Maria. A artista plástica e educadora paulistana, coleciona bonecos, poesias e brinquedos visíveis e invisíveis, sua pesquisa sobre a cultura da infância longe dos centros urbanos fez longos trajetos e chegou até o sertão de Minas Gerais.

A partir das perspectivas de quem pratica e estimula a literatura e a arte para diferentes públicos, será promovido um diálogo em que Selma Maria e Ana Beatriz discutirão as práticas e efeitos da literatura na vida de crianças e adolescentes, a partir do ponto de vista de quem produz e estimula tal prática.

BRINQUEDO PALAVRA
Senta, que aqui você vai ler e encontrar
Brinquedos de palavras.
Brinquedos de palavras?
O que é isso?
Poema, por exemplo,
é um brinquedo de palavra
que nunca quebra ou estraga.
Porque palavra, quanto mais usa, mais nova fica.
Mas existem outros brinquedos de palavras:
lenga-lenga, adivinhas, cantigas,
trovas, histórias, língua do P, língua do K.
Tem poema que é grande, que pode ter este nome:
brinquedos graúdos.
E brinquedos miúdos?
São poemas curtos!

Trecho do livro “Brinquedos miúdos e graúdos nascidos da barriga da língua portuguesa.” - Selma Maria

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

Selma Maria

Selma Maria é mestra em “letras ocultas”, especialista em “selmântica das palavras”, criadora de gambiarras. Também é escritora, atriz, artista visual, educadora, pesquisadora de brinquedos e curadora de exposições com os temas de literatura, brinquedos e infâncias. Participou como convidada de vários eventos culturais no Brasil e em alguns países como a Feira do Livro de Porto Alegre, Flip - Festa Literária de Paraty, Circuito Sesc de Artes, Flima - Festa Literária Internacional da Mantiqueira, Fliaraxá - Festival Literário de Araxá, Festival Literário Internacional de Óbidos-Folio em Portugal, além de participar do grupo de mediadores de língua portuguesa para crianças imigrantes de países lusófonos na Espanha, Áustria e Alemanha. Escreveu mais de 20 livros que foram ganhadores de editais de incentivo à leitura como PNBE, PNLD, PNAIC, Itaú-Criança, PROAC. Dois livros seus estão no catálogo FNLIJ da Feira do Livro de Bolonha em 2010 e 2020. Criou a web-série “Perambular e Brincar” com realização do Sesc-SP junto com o José Santos e Hellena Kuasne. Coleciona e cria vários brinquedos, objetos poéticos e sua casa parece um museu, pois está lotada deles.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados