Marina Colasanti

Encontro com Escritores
Marina Colasanti

→ Encontro com escritores: outros olhares

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Marina Colasanti

Quarta-feira, 28 de setembro, das 19h às 21h

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Alessandra Colasanti

Nesta sessão do Encontros com Escritores: Outros Olhares, Ana Beatriz recebe a aclamada escritora Marina Colasanti.

Neste momento em que privilegiamos a literatura, trabalho que exprime o grau máximo de elaboração da língua, estaremos na companhia de autores que criam mundos, inventam personagens, transformam sentimentos, os mais díspares, em palavra escrita, levando os leitores à experiência da empatia.

Nas entrevistas teremos a oportunidade única de ouvir escritores cujas obras revelam o aspecto mais importante de seus talentos: a riqueza inesgotável de sua criatividade e a complexidade de sua personalidade humana, desabrochadas no ser-escritor.

... Vidas alheias nos chegam o tempo todo, despejando em nossa emoção uma carga que não nos era destinada, mas que o relato faz nossa. Já perdi a conta de quantas vidas vieram parar no meu colo, trazidas muitas por seus próprios donos. Já não sei quantos segredos guardei, sob juramento, sepultando-os tão fundo que acabei por esquecê-los.
``Minha avó sempre usou o cabelo preso, num coque``, diz minha amiga. ``Quando ela estava morrendo, soltou o cabelo. Foi a primeira vez que o vi solto. E a última. Aquele cabelo foi o que mais me chocou na sua morte. Não conheci a avó da minha amiga. Mas o cabelo dela, aquele cabelo branco e fino solto na hora de deixar a vida, está gravado atrás dos meus olhos, como se o tivesse visto.
Não é preciso uma biografia inteira para nos tocar. Basta pouco, às vezes. Um detalhe, um fragmento de memória pode ser tão evocativo quanto um chamado de viola. E, de repente, juntar-se àqueles que passamos a vida inteira conservando, caso guardássemos contas numa caixinha para um dia, quem sabe, fazer um colar...

Os Últimos Lírios no Estojo de Seda - Marina Colasanti

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

Marina Colasanti

Marina Colasanti é uma escritora ítalo-brasileira que contabiliza relevantes prêmios literários nacionais e internacionais desde 1979. Entre eles vários prêmios Jabutis, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, o prêmio da Biblioteca Nacional para poesia. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada. Hoje são mais de cinquenta títulos publicados no Brasil e no exterior. Entre suas obras publicadas, livros para crianças e jovens, livros de poesia, contos e crônicas, muitos deles têm sido tema para pesquisas acadêmicas. A autora tem participação ativa nas comunidades e em eventos literários no Brasil e em outros países. Artista plástica de formação, ilustrou vários de seus livros, atuou também como tradutora, jornalista e publicitária. https://www.marinacolasanti.com/

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados