José Eduardo Agualusa

Encontros com escritores
José Eduardo Agualusa

→ Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

José Eduardo Agualusa

Quarta-feira, 28 de abril das 17h às 18h30

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: acervo pessoal

A sessão de abril do ciclo de palestras virtuais, Encontros com escritores: outros olhares, realizará uma conversa transatlântica com o autor angolano José Eduardo Agualusa.

Nome por trás de títulos aclamados e adaptados para outras linguagens artísticas, como o cinema; nessa conversa Agualusa abordará temas que atravessam sua experiência de escrita, a cultura lusófona, a política, a relação entre o continente africano em sua enorme diversidade, o Brasil e Portugal, a experiência da guerra colonial, e os desdobramentos do mundo contemporâneo em seus textos. O encontro, que conta com mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas e obras que registram múltiplas perspectivas narrativas em língua portuguesa.

... O que é que nós colonizámos? O Brasil, dir-me-ás tu. Nem isso. Colonizámos o Brasil com os escravos que fomos buscar a África, fizemos filhos com eles, e depois o Brasil colonizou-se a si próprio. Ao longo de quatro demorados séculos construímos um império, vastíssimo, é certo, mas infelizmente imaginário. Para o tornar real sera necessario muito mais do que a nossa consoladora fantasia de meridionais. A Inglaterra e a França, nações cerebrais, materialistas, não compreendem, nunca hão-de compreender, a pura e sentimental abstracção que leva um povo inteiro a assegurar, percorrendo com a mão orgulhosa o mapa do mundo: é nosso! E é com a Inglaterra, com a França e com a Alemanha, e ja não com a maternal Espanha, que hoje nos teremos de bater se quisermos colonizar a África ...

Nação Crioula - José Eduardo Agualusa

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

José Eduardo Agualusa

Natural de Huambo (Angola) e dividindo o tempo entre Angola, Moçambique e Lisboa, José Eduardo Agualusa nasceu em 1960, estudou Silvicultura e Agronomia na capital portuguesa, iniciando a carreira literária em 1988. São de sua autoria, os romances Nação Crioula, O vendedor de passados e As mulheres de meu pai; além dos volumes de contos Fronteiras perdidas e Catálogo de sombras; Junto do moçambicano Mia Couto escreveu a peça Chovem Amores. Seus livros já foram traduzidos para mais de vinte idiomas.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados