Cristovão Tezza

Encontro com Escritores
Cristovão Tezza

→ Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Cristovão Tezza

Quarta-feira, 31 de março das 17h às 18h30

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Guilherme Puppo

A primeira sessão do ciclo de encontros on-line sobre literatura traz o premiado autor catarinense, Cristovão Tezza.

Tezza discutirá aspectos de sua obra, seu processo criativo, temas relevantes da literatura e a interlocução entre seus textos e a vida no Brasil atual.

O encontro, mediado por Ana Beatriz Demarchi Barel, tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas contemporâneos e com obras que registram múltiplas perspectivas narrativas da realidade brasileira.

… percebeu que ela mantinha os olhos fascinados inteiramente concentrados na imagem granulada (como nas fotos clássicas em ISO 400 puxadas para 800, ele explicou inutilmente, a voz já sumida) de Jeanne Moreau na telinha do notebook abrindo o filme, apenas os olhos tensos, densos e misteriosos de Jeanne Moreau entre duas estrias pesadas de sombras num superclose que lentamente se abria até os lábios, enquanto ela dizia com um tom discretamente rouco, mais um sofrimento angustiante que a alegria de uma revelação, je t’aime, momento em que Líria fechou instantaneamente o computador, antes mesmo de entrar a impactante primeira nota do trompete de Miles Davis, o Batista tinha …

A Tensão Superficial do Tempo, Cristovão Tezza

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

Cristovão Tezza

Catarinense de Lages. Órfão de pai aos sete anos, muda-se com a família aos nove, para Curitiba. Dedicou-se por muitos anos ao teatro, teve uma rápida passagem pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante e viajou o mundo. Foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná, escreveu livros didáticos, publica resenhas e artigos em jornais e revistas especializados e tem uma tese de doutorado sobre Bakhtin e o formalismo russo. Traduzido em inúmeros países, foi premiado com o Jabuti, o Prêmio Bravo! o Prêmio ABL de Ficção, o Prêmio APCA, o Prêmio São Paulo de Literatura e o Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Autor de dezenas de livros, dentre os quais A Tradutora (2004), prêmio Jabuti e O Filho Eterno (2007) inúmeros prêmios. Seu último romance, A Tensão Superficial do Tempo, foi lançado em 2020. Mora em Curitiba onde se divide entre a literatura, a fotografia e receber amigos.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados