Ana Maria Machado

Encontro com Escritores: Ana Maria Machado

→ Mediado por Ana Beatriz Demarchi Barel

Encontro com Escritores: Outros Olhares com Ana Maria Machado | mediado por Ana Demarchi Barel

Ana Maria Machado

Quarta-feira, 27 de julho, das 19h às 21h

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

150 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Ana Maria Machado foto Inventivo Coletivo.

A autora carioca Ana Maria Machado, conhecida e reconhecida pelo seu trabalho para literatura brasileira, tanto para crianças quanto para adultos, recebeu um dos mais importantes prêmios da literatura infanto-juvenil, o “Hans Christian Andersen”, entre muitos outros, e desde 2003 integra a Academia Brasileira de Letras.

Ana Maria Machado na sua vasta trajetória tem livros publicados em 26 idiomas para 26 países e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares.

Além de escritora atuou como jornalista, estudou artes no MAM do Rio de Janeiro e no MoMA de Nova York, tendo participado de salões e exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Formou-se em Letras Neolatinas na UFRJ, lecionou na Faculdade de Letras (Literatura Brasileira e Teoria Literária) e na Escola de Comunicação da mesma universidade e na PUC-Rio (Literatura Brasileira). Ensinou nos colégios Santo Inácio e Princesa Isabel, no Rio, e no Curso Alfa de preparação para o Instituto Rio Branco. Lecionou também em Paris, na Sorbonne (Língua Portuguesa), na Universidade de Berkeley, Califórnia – onde já havia sido escritora residente – e ocupou a cátedra Machado de Assis em Oxford, foi aluna da École Pratique des Hautes Études na França, onde desenvolveu tese sob orientação do semiólogo francês Roland Barthes.

Desde o início do seu percurso como escritora, trabalha em defesa de políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil tendo fundado, na década de 80, a primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes, no Rio de Janeiro, que existe até hoje. Na conversa com Ana Beatriz falará das suas obras mais recentes, sobre escrever para o público adulto e o infantil e sobre hábito de leitura para crianças e seu encantamento por elas.

Aí eu olhei para trás e vi que tinha largado o retrato de Bisa Bia no meio do pátio e o vento estava levando. A surra no Sérgio podia esperar, mas eu não podia perder aquela foto. Voltei correndo atrás dela. Foi difícil pegar. Até parecia que Bisa Bia estava fugindo de mim. Ficava no chão e quando eu ia chegando perto para pegar, lá se ia ela de novo...Depois parava outra vez, como se estivesse me esperando, e quando eu passava perto, levantava no vento e voava de novo. Assim, aos poucos, acabou passando pela janela e caindo dentro da sala de aula. Fui buscar.
Quando entrei, vi que a professora de História, Dona Sonia, estava com o retrato na mão...

Bisa Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Ecos do Modernismo

Ética e etiqueta