Caravana lúdica

Museu em Família | Caravana Lúdica: Jogos do Mundo

Museu em Família | Caravana Lúdica: Jogos do Mundo

Educativo

sáb, 4 de mai
das 13h30 às 16h30

gratuito com sugestão de contribuição voluntária

por ordem de chegada

*Imagem: Caravana Lúdica. Foto: Acervo Casa Museu Ema Klabin

No âmbito da programação Casa Museu Ema Klabin Digital 2024 contemplada pelo edital PROMAC, o educativo convida a Caravana Lúdica de Jogos do Mundo.

A Caravana Lúdica possui um acervo de jogos composto por jogos tradicionais e modernos dos cinco continentes, sendo considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO. O jogo mais antigo desse acervo é o Alquerque, que tem registros de 1.400 a.C e influenciou diversos jogos de tabuleiro ao longo da humanidade, encontrado em todos os continentes. Outro jogo é o Puluc, jogo de percurso e captura jogado até hoje por povos originários Maia da Guatemala, também conhecido como jogo do milho.

O acervo da Caravana Lúdica conta atualmente conta com mais de 50 jogos do mundo, construídos de forma artesanal em material reciclável.

Na Casa Museu Ema Klabin, a Caravana Lúdica convida a uma tarde de jogos no jardim, onde serão apresentados 15 jogos do mundo, convidando as pessoas a jogarem e também conhecerem a história dos jogos apresentados e suas regras, colocando o público em contato com jogos de diferentes épocas e partes do mundo, todos feitos em material reciclado.

Jogos dos povos Zuñis, situados na divisa do México com os EUA, jogos de corsários do século XII, jogados com dados e auxílio de operações matemáticas, quebra cabeça africano e dinamarquês, jogos de arremesso viking do século XII, o bagatelle, que é o jogo que dá origem aos fliperamas pinball, dentre muitos outros jogos desenvolvidos em diversas partes do mundo. Para conhecer, desenvolver habilidades, se divertir e conhecer novas pessoas em uma divertida e instrutiva tarde na Casa Museu Ema Klabin.

MAIS INFORMAÇÕES
O grupo Caravana Lúdica de jogos do mundo surgiu em setembro de 2013 quando, em parceria com o professor e amigo pessoal Ivan Andres Peña Jonshon, estudioso e entusiasta dos jogos do mundo, mestre em Ciência dos Jogos pela Universidade de Paris XIII, realizamos nossa primeira apresentação de jogos do mundo no evento 1° Festival de Artes de Rua Praça Elis Regina.
A partir dos conhecimentos compartilhados com o professor Ivan o grupo passou a pesquisar e construir jogos com material reciclável e realizar apresentações em locais públicos e de acesso público, difundindo o conhecimento dos jogos de povos e culturas de diferentes realidades espaciais e temporais.

Público-alvo

Pessoas de todas as idades

barra de logos