Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado
Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado | Projeto Bate-papo em casa: tipologia casa museu
Educativo
qui, 16 mai às 15h
ao vivo no YouTube
gratuito
Montagem com fotos das casas museus participantes do Bate-papo em casa. Acima, Casa Museu Eva Klabin e Casa Museu Ema Klabin. Abaixo, Museu Carlos e Margarida Costa Pinto e Fundação Gilberto Freyre. Créditos das imagens: Mario Grisolli/ Acervo Casa Museu Eva Klabin; Nelson Kon/ Acervo Casa Museu Ema Klabin; Acervo do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto e Acervo Fundação Gilberto Freyre.
No 3º encontro do projeto Bate-Papo em Casa – Tipologia Casa Museu, daremos continuidade à conversa sobre o tema Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado.
Para esse diálogo, convidamos a Simone Trindade, Diretora Adjunta Cultural do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, instituição localizada em Salvador (BA), e Francisco Pereira, responsável pelo Setor Educativo da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre, em Recife (PE), espaço cultural gerido pela Fundação Gilberto Freyre.
A conversa será transmitida ao vivo no canal de YouTube da Casa Museu Ema Klabin.
O objetivo de reunir profissionais dos setores de Educação de diferentes instituições é o de promover diálogos e reflexões acerca das atuações e produções realizadas, que culminam em uma diversidade de atividades e projetos pautados pelos assuntos que constituem cada espaço cultural: a casa, a história das pessoas que dão nome às instituições, as coleções, a natureza do entorno, aquilo que o público e as parcerias agregam ao trabalho, entre outros aspectos importantes.
A apresentação e a mediação do 3º encontro do projeto Bate-papo em casa: tipologia casa museu serão realizadas pelas equipes de Educação da Casa Museu Ema Klabin e da Casa Museu Eva Klabin. O evento faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM, cujo tema deste ano é “Museus, Educação e Pesquisa”.
A atividade é contemplada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Marsh McLennan.
Bate-papo em casa: tipologia casa museu
O projeto Bate-papo em casa: tipologia casa museu convida a conhecer e discutir sobre a riqueza dessa categoria de museu que pode ser compreendida a partir da perspectiva que a torna única: um local destinado à moradia, íntimo e privado, que se torna público ao ser transformado em espaço de visitação.
Casas museus estão na origem do próprio museu, que nasce das coleções particulares reunidas nas residências dos colecionadores, e articulam uma rede de conhecimentos, memórias, saberes, fazeres, usos e costumes. Elas preservam e comunicam vários aspectos sobre o morar: a casa, a sua arquitetura, os seus ambientes e os seus territórios, as histórias dos moradores e os grupos sociais que estiveram envolvidos na casa e, finalmente, suas coleções com objetos de contextos culturais diversos.
Educadores, museólogos, pesquisadores, arquitetos, designers, interessados em geral.
Simone Trindade
Graduada em História (UCSAL), com bacharel em Museologia (UFBA). Mestre em Artes Visuais (EBA-UFBA) com estudo sobre as pencas de balangandãs a partir da coleção Museu Carlos Costa Pinto. Diretora adjunta cultural do museu, sendo responsável pelo Serviço Educativo da instituição e pesquisadora da História e Coleção Carlos e Margarida Costa Pinto, em especial joalheria crioula, com várias publicações na área. Diretora operacional da Tecnomuseu, empresa especializada em museologia, pela qual realiza projetos de educação patrimonial.
Francisco Pereira
Gestor, produtor cultural, coordenador do Educativo da Fundação Gilberto Freyre desde 2016, e gerente de projetos na Fundação Gilberto Freyre desde 2009.