Mediar na casa museu

Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado

Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado | Bate-papo em casa: tipologia casa museu

Educativo

sex, 19 abr 2024
das 15h às 16h30

gratuito

ao vivo no YouTube

*Imagem: Caixas Gerchman, Casa Roberto Marinho

Com o título Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, o segundo encontro da série Bate-papo em casa terá a participação das convidadas Alexandra Rocha, coordenadora do setor de Educação da Rede de Museus Casas Literários (São Paulo), e Roberta Condeixa, coordenadora do setor de Educação da Casa Roberto Marinho (Rio de Janeiro), que falarão sobre as ações desenvolvidas por suas equipes no contexto dessa tipologia museológica chamada “casa museu”.

O objetivo de reunir profissionais dos setores de Educação de diferentes instituições é o de promover diálogos e reflexões acerca das atuações e produções realizadas, que culminam em uma diversidade de atividades e projetos pautados pelos assuntos que constituem cada espaço cultural: a casa, a história da pessoa que dá nome à instituição, a coleção, a natureza do entorno, aquilo que o público e as parcerias agregam ao trabalho, entre outros aspectos importantes.

Bate-papo em casa: tipologia casa museu

A programação Bate-papo em casa: tipologia casa museu convida a conhecer e discutir sobre a riqueza dessa tipologia de museu que pode ser compreendida a partir da perspectiva que a torna única: um espaço destinado à moradia, íntimo e privado que se torna público ao ser transformado em espaço de visitação.
Casas museus estão na origem do próprio museu, que nasce das coleções particulares reunidas na casa dos colecionadores e articulam uma rede de conhecimentos, memórias, saberes, fazeres, usos e costumes. Preservam e comunicam vários aspectos sobre o morar: a casa, sua arquitetura, ambientes e territórios, as histórias dos moradores e os grupos sociais que estiveram envolvidos na casa e, finalmente, suas coleções com objetos impregnados de contextos culturais diversos.
Os encontros serão conduzidos pelos setores de educação da Casa Museu Ema Klabin e da Casa Museu Eva Klabin, casas museus criadas por duas irmãs, mulheres à frente de seu tempo que reuniram coleções significativas e deixaram esse legado à sociedade.

2º Encontro – 19/04 – 15h
Alexandra Rocha, coordenadora de Educação da Rede de Museus Casa Literários
Roberta Condeixa, coordenadora de Educação da Casa Roberto Marinho
Transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Casa Museu Eva Klabin

Público-alvo

educadores, museólogos, pesquisadores, arquitetos, designers, interessados em geral

Relacionados