De olho na Coleção

A Coleção Antes da Casa e a Casa Antes do Museu

→ De Olho na Coleção

De Olho na Coleção | A Coleção Antes da Casa e a Casa Antes do Museu

Educativo

Sábados, 15, 22 e 29 de outubro; 5, 12 e 19 de novembro, das 14h30 às 15h30

Gratuito com sugestão de contribuição voluntária

20 vagas por ordem de chegada

*Imagem: à direita: Fotografia do quarto principal no ano de 1991, foto por Romulo Fialdini, à esquerda: Foto do quarto principal no ano de 2022, foto por Nelson Kon.

A visita investiga indícios que apontam interesses da colecionadora Ema Klabin desde a juventude, ainda na casa dos pais, e como esses interesses e escolhas podem ser percebidos na construção de sua casa na Rua Portugal e na consolidação de sua Coleção.

Revisitando fotos de juventude, fotos de alguns ambientes da casa antes desta se tornar um museu e fotos da casa já na condição de museu, convidamos o público a refletir sobre a formação desta Coleção, antes mesmo da existência da casa, e agora, com a exposição ReviraVolta que propõe uma nova forma de ver e refletir sobre a Coleção provocando novos diálogos e relações entre as peças.

A visita irá focar também na linguagem fotográfica como um fragmento congelado no tempo, como nos diz Boris Kossoy, e desvendar narrativas que podem ser construídas a partir dessas fotos.

“Toda fotografia representa em seu conteúdo uma interrupção do tempo e, portanto, da vida. O fragmento selecionado do real, a partir do instante em que foi registrado, permanecerá para sempre interrompido e isolado na bidimensão da superfície sensível.” Boris Kossoy

Público-alvo

Jovens e Adultos

Relacionados