Projeto Fotográfico no Livro

Projeto Fotográfico no Livro

→ Repertório e esboço

Curso de fotografia | Projeto Fotográfico no Livro: Repertório e esboço

Wladimir Fontes e Inês Bonduki

Sábado, 14 de março das 10h às 13h
Outros encontros: 14/03; 28/03; 11/04; 25/04; 09/05; 30/05; 13/06; 27/06

R$ 490,00 (opções de parcelamento pela Eventbrite)

14 vagas por ordem de inscrição

A fim de mitigar o risco de propagação do Coronavírus (Covid-19), a Casa-Museu Ema Klabin, por precaução, suspenderá todas as suas atividades a partir de 14 de março de 2020. Assim que a situação permitir, faremos o possível para retomarmos nosso funcionamento normal, e nosso público será informado pelas redes sociais. Em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato por e-mail.

Imagem: Montagem Inês Bonduki

Este curso se propõe a estimular os participantes a desenvolver uma narrativa visual com imagens próprias ou apropriadas, pensada para o suporte do livro.

A expansão da noção de imagem individual e as intensas experimentações narrativas na fotografia a partir da década de 60, trouxe grande ênfase às etapas de edição e sequenciamento da fotografia, de tal forma que talvez seja possível dizer que para muitos fotógrafos contemporâneos essas etapas tornaram-se mais determinantes para a construção do discurso do que o ato fotográfico.

Além disso, quase simultaneamente, o livro vem sendo objeto de intensas experimentações nos campos das artes visuais e do design e, quando pensamos na narrativa fotográfica que tem o livro como suporte, torna-se fundamental pensar o diálogo entre o tempo/espaço das imagens (e das relações entre elas) e o tempo-espaço dos diferentes tipos de livro.

Este módulo terá como ênfase a ampliação do repertório dos participantes e embasamento teórico, compondo-se por leituras, apresentação de trabalhos fotográficos, audiovisuais e artísticos e breves comentários sobre os trabalhos em desenvolvimento dos participantes.

A parceria entre a Fundação Ema Klabin e a Gráfica Ipsis irá possibilitar a impressão de um boneco de livro com desconto para os participantes do curso. Será utilizada a Plataforma Ipsispro para a preparação destes bonecos.

No segundo semestre, ofereceremos o módulo Projeto Fotográfico no Livro – edição, diagramação e impressão, que será mais voltado ao desenvolvimento do trabalho individual de cada participante.

Os alunos irão realizar um experimento com impressão gráfica digital e uma visita à Gráfica Ipsis e entrarão em contato com todas as etapas da produção gráfica. Em breve, divulgaremos as datas para este módulo.

Público-alvo

Fotógrafos, artistas visuais, arquitetos, designers e estudantes/profissionais de áreas relacionadas que tenham uma aproximação com a prática fotográfica ou interessados que tenham um conjunto de imagens que desejem editar.

Inscrição
Professores
Wladimir Fontes

Wladimir Fontes é artista visual, trabalha com fotografias, desenho, gravura em metal e madeira. Lecionou no Bacharelado de Fotografia do Senac; foi Professor de Mídia no Instituto de Artes da Unesp de 2015 a 2017. Doutor e mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Poéticas Visuais pela ECA-USP, com pesquisas voltadas ao projeto fotográfico em livro. Coordena grupo de estudos sobre poéticas fotográficas.

Inês Bonduk

Inês Bonduki é fotógrafa, pesquisadora e professora. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, onde pesquisa narrativa visual no suporte do livro de artista, e arquiteta pela FAU-USP. Foi editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-13), e fotógrafa colaboradora até 2017. Foi professora na pós-graduação em imagem do Madalena CEI (2016-2017) e em diversas instituições culturais. Seu livro Linha Vermelha foi contemplado com os prêmios Conrado Wessel (2015) e Foto em Pauta (2016).

Parceria

→ A Ipsis Gráfica e Editora está no mercado gráfico há mais de 70 anos e é referência na América Latina em tratamento de imagem, qualidade de impressão e acabamento de livros, ao sentir a necessidade de atender aos projetos individuais voltados para eventos, formaturas, casamento, Newborn, desenvolveu a IpsisPRO que surge com o intuito de produzir Fotolivros com a melhor qualidade de impressão e acabamento do mercado profissional.

Relacionados