Orquídeas

Paixões botânicas: As plantas de Burle Marx e as orquídeas de Ema Klabin

Cursos | Paixões botânicas: As plantas de Burle Marx e as orquídeas de Ema Klabin

Bianca de Azevedo Brasil e Heloisa Amaral Antunes

Sábados, 16/02/2019 e 23/02/2019, das 10:00 às 13:00

R$ 200,00

20 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: fotografia de Cris Moutela

Dando início a programação “Paixões Botânicas”, convidaremos os participantes para uma imersão no jardim da Casa-museu Ema Klabin

Será apresentado o projeto de Burle Marx para o local e as espécies ornamentais existentes, revelando as plantas e composições mais adoradas pelo paisagista e uma das grandes paixões de Ema Klabin – sua coleção de orquídeas premiadas.

No primeiro encontro haverá uma palestra introdutória sobre o paisagista Burle Marx, sua trajetória e jardins emblemáticos, reforçando a importância do jardim da casa-museu no contexto histórico de São Paulo e focando na extensa pesquisa sobre a flora nativa brasileira realizada por ele, apresentando as espécies mais utilizadas pelo paisagista e aquelas que levam o seu nome. Na sequência, será realizada uma visita guiada apresentando o jardim da casa-museu, as composições e as espécies escolhidas por Burle Marx para o jardim, dicas de uso no paisagismo e manutenção.

No segundo encontro será apresentado o orquidário da Casa-museu, mostrando o interesse de Ema Klabin pelas orquídeas, seu lado de colecionadora de plantas e grande entusiasta no assunto, além das espécies existentes até hoje no local. Este encontro será finalizado com uma oficina prática de plantio e manutenção de orquídeas, incluindo a montagem de um vaso contendo uma muda de orquídea de espécie existente na coleção premiada de Ema Klabin. Os vasos montados serão levados para casa pelos participantes.

Bianca de Azevedo Brasil e Heloisa Amaral Antunes

Bianca de Azevedo Brasil - Bióloga com mestrado em Botânica pela USP e técnica em paisagismo pelo SENAC/SP. Atua como professora-autora e tutora há 6 anos, tendo contribuído para a formação de professores de Biologia através da pós-graduação REDEFOR e do convênio UNIVESP/USP, e na formação de pós-graduados em Arquitetura da Paisagem no SENAC/SP. Engajada em diversos coletivos de plantio, de hortas comunitárias e de preservação do meio ambiente na cidade de São Paulo.
Heloisa Amaral Antunes - Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP, especialista em Gerenciamento Ambiental pelo CEGEA/ESALQ e Arquitetura da Paisagem pelo SENAC/SP, atua na área de manutenção de áreas verdes e paisagismo desde 2011. As atividades profissionais desenvolvidas sempre tiveram enfoque ambiental e uso de diretrizes da agricultura orgânica para manejo de áreas verdes e jardins em geral. Atualmente desenvolve atividades relacionadas à educação ambiental ministrando palestras sobre “Paisagismo Ecológico” em escolas e centros de educação ambiental.

Relacionados