Curso de História da Arte - Ler o mundo em imagens na Coleção Ema Klabin

Curso de História da Arte
Ler o mundo em imagens na Coleção Ema Klabin

Curso de História da Arte | Ler o mundo em imagens na Coleção Ema Klabin

Marcos Fabris

Sábado, 28 de agosto, das 15h às 17h
Outros encontros: 04/09, 11/09, 18/09, 25/09, 02/10, 09/10, 16/10

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Figura relicário, Grupo Cultural Obamba, Gabão, madeira entalhada, metais em lâminas, Séc. XX, Coleção Ema Klabin.

Este curso percorrerá parte das imagens que compõem a Coleção Ema Klabin como “documentos artísticos”, que possibilitam tecer relações entre o desenvolvimento técnico, a matéria social e a sensibilidade artística.

A Coleção testemunha diversos contextos históricos, de inúmeras tradições artísticas. Como afirma Paul Klee, a “a arte não reproduz o visível, ela torna visível”, e é deste jogo complexo de promover novas visibilidades, a partir do que já é aparentemente visível, que torna o exame minucioso das imagens inesgotável.

Este curso irá possibilitar o desenvolvimento de novas perspectivas de interpretação e sensibilidade, com base em imagens que compreendem desde a Arte Medieval, o Renascimento, a Arte Asiática, as Vanguardas, a Arte Africana, até a “Escola de Paris”, entre outras tradições. Por fim, uma questão norteará as discussões: como ler o mundo como resultado de construções históricas a partir da leitura de imagens artisticamente articuladas?

Público-alvo

Estudantes, pesquisadores, professores, curadores, interessados em arte e público em geral

Marcos Fabris

Marcos Fabris é doutor pela FFLCH-USP, com pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), Université Paris Ouest Nanterre (Paris), MAC-USP, FFLCH-USP e UNIFESP (São Paulo). É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.

Relacionados