Introdução à história da arte no Brasil pela Coleção Ema Klabin

→ Curso de História da Arte Brasileira

Curso de História da Arte Brasileira | Introdução à história da arte no Brasil pela Coleção Ema Klabin

Priscila Sacchettin

Sábado, 10 de abril, das 10h às 12h
Outros encontros: 17, 24 de abril, 8, 15, 22, 29 de maio e 5 de junho

R$ 640,00

40 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Frans Post (1612-1680), Igreja de São Cosme e São Damião, Holanda, (Igarassu), Séc. XVII. 1660-1680, óleo sobre tela, Coleção Ema Klabin.

Ao abrir um panorama sobre o acervo da Casa Museu Ema Klabin, o curso fará uma interpretação da história da arte no Brasil.

As atividades têm início com uma imersão em produções anteriores à chegada portuguesa (arte rupestre e arte indígena), avançando em direção a momentos marcantes da arte e da história do país: obras do período colonial, com destaque para o barroco; no século XIX, a pintura de matriz neoclássica no contexto da Missão Artística Francesa e da Academia Imperial de Belas Artes; as produções do século XX ligadas à Semana de Arte Moderna e às linguagens abstratas e, por fim, criações em diálogo com práticas contemporâneas do fazer artístico.

Refletindo sobre os muitos olhares que constituíram o imaginário nacional e continuam presentes em nosso cotidiano, o curso apresentará a diversidade de manifestações artísticas no Brasil, de modo a capacitar os/as participantes a criticar, apreciar e ler obras de diferentes períodos em seus contextos históricos, além de articular repertórios sobre movimentos, instituições e artistas marcantes da história da arte no Brasil.

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Priscila Sacchettin

Pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), professora, crítica e curadora independente. Doutora em história da arte pela Unicamp, possui graduação e mestrado em filosofia pela USP. Curadora das exposições Gilvan Samico: primeiras estórias (Centro Universitário Maria Antonia-USP, 2012), Contemporary Brazilian Printmaking (International Print Center New York, 2014) e Maria Bonomi: o elogio da xilo (Unicamp, 2014). Colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, voltada para a divulgação da história da arte. Foi assistente de curadoria de artes visuais no Instituto Moreira Salles (IMS) e redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural. Mantém no Instagram o perfil Bem-te-vi | história da arte, dedicado a divulgar a arte brasileira.

Relacionados