Fotolivro

Curso
Fotolivro: Projeto fotográfico no livro

Curso | Fotolivro: Projeto fotográfico no livro

Inês Bonduki e Wladimir Fontes

Sábado, 16/03/2019 das 10:00 às 13:00
Outros encontros: 30/03, 13/04, 27/04,11/05, 25/05, 08/06, 29/06

R$ 480,00

20 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Montagem Wladimir Fontes

Este curso pretende investigar possíveis caminhos para o desenvolvimento de um projeto fotográfico autoral pensado para o suporte do livro.

As aulas práticas se articularão com aulas teóricas pensadas para ampliar o referencial dos participantes nos campos da fotografia, da narrativa visual e do livro de artista. Serão desenvolvidos exercícios de edição de imagens e edição dos trabalhos dos participantes.

O curso será dividido em dois módulos de oito encontros. O primeiro módulo será voltado à ampliação do repertório dos alunos e embasamento teórico, compondo-se por exercícios práticos, aulas expositivas, leituras e breves comentários sobre os trabalhos em desenvolvimento dos participantes. O segundo módulo, será mais voltado a produção prática e irá se ater ao trabalho individual de cada participante, passando por todas as etapas de produção até a finalização de um boneco de livro impresso.

A parceria entre a Fundação Ema Klabin e a Gráfica Ipsis, através da Plataforma Ipsispro irá possibilitar a impressão de boneco de livro, com desconto, para os participantes do curso nos dois módulos. No módulo 1 será feita uma apresentação da Plataforma por um profissional da gráfica e no módulo 2, será realizada uma visita à gráfica onde os participantes poderão se familiarizar com as etapas de produção gráfica.

Inscrições do Modulo 2 a partir de junho de 2019.
Estão previstas as seguintes datas:
Módulo 2 | 08 encontros | R$ 480,00 | 20 vagas
Agosto: 03, 17 | setembro: 14, 28 | outubro: 19, 26 | novembro: 09, 30

IpsisPRO

→ A Ipsis Gráfica e Editora está no mercado gráfico há mais de 70 anos e é referência na América Latina em tratamento de imagem, qualidade de impressão e acabamento de livros, ao sentir a necessidade de atender aos projetos individuais voltados para eventos, formaturas, casamento, Newborn, desenvolveu a IpsisPRO que surge com o intuito de produzir Fotolivros com a melhor qualidade de impressão e acabamento do mercado profissional.

Público-Alvo

fotógrafos, artistas visuais, arquitetos, designers e estudantes/profissionais de áreas relacionadas que tenha uma aproximação com a prática fotográfica ou interessados que tenham um conjunto de imagens que deseje editar e imprimir.

Wladimir Fontes e Inês Bonduki

Wladimir Fontes é artista visual, trabalha com fotografias, desenho, gravura em metal e madeira. Lecionou no Bacharelado de Fotografia do Senac; foi Professor de Mídia no Instituto de Artes da Unesp de 2015 a 2017. Doutor e mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Poéticas Visuais pela ECA-USP, com pesquisas voltadas ao projeto fotográfico em livro. Coordena periodicamente grupo de estudos sobre poéticas fotográficas.
Inês Bonduki é fotógrafa, editora e pesquisadora. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, onde pesquisa sequência visual no suporte do livro de artista. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-13). Desde 2016 realiza palestras e cursos livres em festivais e instituições culturais. Seu livro Linha Vermelha foi contemplado com o Prêmio Foto em Pauta 2016 e recebeu o Prêmio Conrado Wessel 2015.

Relacionados