Assimilação identitária - Impactos do Novo Mundo na identidade Judaica entre os séculos XIX e XX

Assimilação identitária

→ Impactos do Novo Mundo na identidade Judaica entre os séculos XIX e XX

Minicurso | Assimilação identitária - Impactos do Novo Mundo na identidade Judaica entre os séculos XIX e XX

Nilton Bonder

qua, 22 e 29 de nov
das 16h às 17h30

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Casa Museu Ema Klabin: R. Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo (SP)

Imagem: Ema Klabin entrega documento de doação do terreno para a construção do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo, 1957)

Em dois encontros, abordaremos o período do Iluminismo Judaico, quando características assimilatórias coletivas foram deliberadamente concebidas.

A necessidade de integração a padrões europeus e a nova cidadania produziram um fenômeno aparentemente paradoxal: a identidade assumiu aspectos específicos de assimilação, que incluíam modificações nas instituições comunitárias, no estilo pessoal e no modo de vida.

Faremos alusões à figura de Ema Klabin e sua atuação comunitária, além de seus valores, a partir dessa perspectiva.

Os participantes do curso serão convidados a participar da cerimônia do Shabat que será realizada no dia 24 de novembro a partir das 18h.

Público-alvo

Professores, estudantes, pesquisadores e interessados em geral

Nilton Bonder

Nilton Bonder é rabino e líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil e doutor em Literatura Hebraica pelo Jewish Theological Seminary. Escritor reconhecido nacional e internacionalmente. Seus livros, vários dos quais best-seller no Brasil, foram publicados também em diversos países. Recebeu o prêmio Jabuti e o prêmio da União Brasileira de Escritores. Seu livro ``A Alma Imoral`` foi adaptado para teatro, com grande sucesso. Dirige o Centro de Cultura Midrash no Rio de Janeiro, é Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça, e ocupa a cadeira 8 da Academia Carioca de Letras.

Relacionados