CinEma

Mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg

Mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg

Cine Segall - Museu Lasar Segall - Rua Berta, 111 - Vila Mariana, São Paulo

Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo

Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana, São Paulo

2 set a 22 out
2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24 e 30 set
1, 7, 8, 14, 15, 17, 18, 21 e 22 out

Gratuito. Retirada de ingresso com no máximo 1h de antecedência.

*Imagem: Giovanni Battista Piranesi. O Arco Gótico, placa 14 de Prisões Imaginárias. Itália, ca. 1749–50. Coleção The Metropolitan Museum of Art, Harris Brisbane Dick Fund, 1937.

De 2 de setembro a 22 de outubro, o Cine Segall, o Centro Cultural São Paulo e a Cinemateca Brasileira exibirão filmes que abordam a influência de variados meios de comunicação na história e na vida social.

A mostra CinEma: De Gutenberg a Zuckerberg, idealizada pela Casa Museu Ema Klabin em parceria com o Museu Lasar Segall, procura ampliar a reflexão proposta pela exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin. A exposição exibe exemplares produzidos nos primeiros tempos da prensa de tipos móveis aprimorada por Johannes Gutenberg, ressaltando o impacto que essas obras tiveram na nossa forma de compreender o mundo e as consequências – positivas ou negativas – que o livro impresso teve na história.

Desde sua abertura ao público, a Casa Museu Ema Klabin pôde estruturar uma programação de exposições temporárias, espetáculos, palestras, cursos, atividades educativas e séries de artes visuais. A inspiração e ponto de partida para essas ações é a personalidade de Ema Gordon Klabin, que, ao longo de sua vida, teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo.

Além de mecenas, empresária e filantropa, Ema Klabin era também assídua frequentadora de cinemas, mas a casa museu não conta com estrutura para exibição de filmes em seu espaço. Como forma de incluir o cinema na programação, em 2023, foi estabelecida a parceria com o Museu Lasar Segall, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo para dar início ao programa CinEma, associando a linguagem cinematográfica com a programação da casa museu.

A programação CinEma conta com o apoio da Klabin S.A.

Programação 

CinEma no Cine Segall
Sempre aos sábados e domingos às 15h.

2 set – Abertura da mostra
O Nome da rosa + conversa com Paulo de Freitas Costa, curador da exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin

3 set
A Linguagem da persuasão + Bye Bye Brasil

9 set
Ilusões perdidas

10 set
A Montanha dos Sete Abutres

16 set
RKO 281: a batalha de Cidadão Kane

17 set
Cidadão Kane

23 set
Chatô, o rei do Brasil

24 set
Mera coincidência

30 set
Toda a memória do mundo + Uma Onda no ar

1 out
Rede de intrigas

7 out
Confidencial

8 out
Ilusões perdidas

14 out
Chatô, o rei do Brasil

15 out
O Nome da rosa

21 out
A Linguagem da persuasão + Bye Bye Brasil

22 out
O Dilema das redes + debate


CinEma no CCSP – Sala Spcine Lima Barreto

Em dias e horários variados.

23 set
A Montanha dos Sete Abutres | 15h
O Nome da rosa | 17h
Toda a memória do mundo + Confidencial | 19h

17 out
Mera coincidência | 15h
Ilusões perdidas | 17h
A linguagem da persuasão + Bye Bye Brasil | 19h

18 out
Rede de intrigas | 15h
Uma Onda no ar | 17h
Chatô, o rei do Brasil | 19h


CinEma na Cinemateca

Em dias e horários variados.

23 set
RKO 281: a batalha de Cidadão Kane | 15h
Cidadão Kane | 17h

24 set
A Montanha dos Sete Abutres | 16h
Rede de intrigas | 18h30

Sinopse dos filmes

Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues
Brasil, 1980, 100 min
Elenco: José Wilker, Betty Faria, Fábio Júnior, Zaira Zambelli
Em uma viagem pelo Brasil, acompanhamos a trajetória de um grupo de artistas itinerantes formado por um palhaço, uma dançarina e um mágico, que enfrentam a decadência da tradição circense e a chegada das novas tecnologias. Enquanto lidam com suas próprias lutas e aspirações, eles descobrem a verdadeira essência de suas artes e as ilusões que cercam suas vidas nômades.

Cidadão Kane, de Orson Welles
EUA, 1941. 119 min
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead
Cidadão Kane é uma obra-prima do cinema dirigida, escrita e estrelada por Orson Welles. A história se concentra na vida do magnata da mídia Charles Foster Kane, que ao morrer deixa um mistério. Um repórter então é enviado para investigar o enigma, entrevistando pessoas que conviveram com Kane. O filme é uma brilhante exploração da ascensão e queda de um homem poderoso e complexo, revelando os segredos e vazios de sua vida e carreira.

Chatô, o rei do Brasil, de Guilherme Fontes
Brasil, 2015, 105 min
Elenco: Marco Ricca, Andrea Beltrão, Paulo Betti, Leandra Leal
Inspirado na vida real do controverso Assis Chateaubriand, o longa retrata a vida do magnata das comunicações que constrói um vasto império midiático no Brasil do século XX, influenciando a política e a cultura do país. O filme oferece uma reflexão sobre o poder, a mídia e a complexidade das relações humanas.

Confidencial, de Douglas McGrath
Infamous, EUA, 2006, 110 min
Elenco: Toby Jones, Sandra Bullock, Daniel Craig, Sigourney Weaver
Baseado em fatos reais, o filme acompanha Truman Capote durante a criação de seu romance “A Sangue Frio”. Envolvido com o caso de um assassinato brutal, Capote desenvolve uma relação complexa com os assassinos condenados que questionará seus próprios limites éticos diante do lado mais sombrio da natureza humana.

O Dilema das redes, de Jeff Orlowski-Yang
The Social Dilemma, EUA, 2020, 94 min
Este documentário investigativo revela os bastidores das redes sociais, como elas moldam o comportamento humano e afetam a sociedade em várias esferas, reflexão indispensável sobre os dilemas éticos e as consequências psicológicas da era digital. Após a exibição, haverá uma conversa enriquecedora com especialistas no assunto.

Ilusões perdidas, de Xavier Giannoli
Illusions perdues, França, 2002, 119 min
Elenco: Benjamin Voisin, Cécile de France, André Marcon, Valérie Bruni Tedeschi
Lucien, um jovem provinciano, sonha em se tornar um grande escritor e conquistar Paris. Porém, ao chegar na cidade grande, ele se depara com os desafios do mundo literário, as ambições pessoais e as complexidades dos relacionamentos. Uma jornada emocional que o levará a refletir sobre suas escolhas e ideais.

A Linguagem da persuasão, de Joaquim Pedro de Andrade
Brasil, 1970, 14 min
Elenco: Ferreira Gullar, Márcia Rodrigues, Antônio Pitanga
Neste curta-metragem documental experimental, Joaquim Pedro de Andrade mergulha no mundo da publicidade brasileira dos anos 1970, explorando sua linguagem persuasiva e suas estratégias de manipulação das massas. Através de imagens e sons, o diretor questiona a influência da propaganda na construção das ideologias da época e como ela pode moldar os comportamentos e desejos da sociedade.

Mera coincidência, de Barry Levinson
Wag the Dog, EUA, 1998, 97 min
Elenco: Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche, Woody Harrelson
Para distrair a opinião pública de um escândalo envolvendo o presidente dos EUA às vésperas das eleições, um consultor político e um produtor de Hollywood criam uma guerra fictícia. Utilizando táticas de manipulação e propaganda, o filme mostra como a política e a mídia podem trabalhar em conjunto e alterar o rumo dos acontecimentos.

A Montanha dos Sete Abutres, de Billy Wilder
Ace in the Hole, EUA, 1951, 111 min
Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur, Porter Hall
Chuck Tatum, um ambicioso repórter, aproveita uma situação de um homem preso em uma mina para manipular fatos e fazer da tragédia humana em um grande evento midiático. O filme oferece uma visão crítica e implacável do jornalismo sensacionalista que busca, através de notícias chocantes, aumentar a circulação dos jornais.

O Nome da rosa, de Jean-Jacques Annaud
The Name of the Rose, Alemanha Ocidental, Itália, França, 1986, 130 min
Elenco: Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger, Elya Baskin
Em um mosteiro medieval isolado, localizado nas montanhas da Itália, o monge franciscano William de Baskerville e seu jovem aprendiz Adso são chamados para investigar uma série de misteriosas mortes enigmáticas. Ao desvendar os segredos sombrios do mosteiro, eles enfrentam desafios intelectuais e religiosos, além da iminência de heresias que poderiam abalar as estruturas da Igreja Católica.

Uma Onda no ar, de Helvécio Ratton
Brasil, 2010, 102 min
Elenco: Lázaro Ramos, Babu Santana, Maurício Gonçalves, Luciana Bezerra
Inspirado em fatos reais, o filme se passa em 1966, durante a ditadura militar brasileira. Um grupo de amigos cria uma rádio pirata em Belo Horizonte, utilizando o poder da música e da comunicação para protestar contra a censura e a repressão e despertar o espírito de liberdade, resistência e esperança em seus ouvintes.

Rede de intrigas, de Sidney Lumet
Network, EUA, 1976, 121 min
Elenco: Peter Finch, Faye Dunaway, William Holden, Robert Duvall
Rede de intrigas é um drama satírico que explora os bastidores da indústria da televisão e o poder da mídia sobre a opinião pública. Quando o apresentador de um telejornal, Howard Beale, ameaça cometer suicídio ao vivo, sua crise pessoal se torna uma oportunidade para elevar a audiência do canal com um programa sensacionalista que manipula a verdade e desencadeia uma série de eventos imprevisíveis.

RKO 281: a batalha de Cidadão Kane, de Benjamin Ross
EUA, 1999, 83 min
Elenco: Liev Schreiber, James Cromwell, Melanie Griffith, John Malkovich
Baseado em fatos reais, o filme narra o embate entre o diretor Orson Welles e o magnata da mídia William Randolph Hearst durante a produção de Cidadão Kane. Em 1941, Hearst tentou evitar a exibição da obra, alegando difamação de sua imagem. O filme destaca as artimanhas, o poder da mídia e os desafios enfrentados pela liberdade artística no cinema.

Toda a memória do mundo, de Alain Resnais
Toute la mémoire du monde, França, 1956, 21 min
Neste curta-metragem documental, o aclamado diretor Alain Resnais explora os bastidores da Biblioteca Nacional da França, destacando o vasto acervo de livros e documentos preciosos que representam a memória da humanidade. Seu olhar poético e elegante apresenta a biblioteca como um lugar mágico, onde o conhecimento é preservado e perpetuado ao longo dos séculos.

barra de logos CinEma
Público-alvo

Público geral

Relacionados