Cadernos da Casa Museu Ema Klabin v.5 Dicotomias

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Dicotomias (v.5)

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Dicotomias (v.5)

sáb, 9 dez
às 14h30

Gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Divulgação

Download gratuito

No dia 9 de dezembro será lançado o quinto volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin, periódico anual em formato digital que traz um rico registro das atividades realizadas ao longo do ano de 2022.

Além dos textos relacionados à temática anual Dicotomias, o volume traz o dossiê Faca, colher & garfo: uma história, que expande questões trazidas por essa exposição e ainda aborda outros assuntos na seção Rizomas.

Os textos dos Cadernos, criados por pesquisadoras/es convidadas/os, expressam a diversidade da programação e dos temas desenvolvidos no ano anterior, tais como música indígena, alimentação, etiqueta, patrimônio cultural, arquitetura, fotografia, história da arte, entre outros.
A publicação é organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa e pela coordenadora do núcleo de cursos e palestras, Ana Cristina Moutela Costa.

Para o lançamento, a casa museu convidou a Comunidade Jongueira do Tamandaré, uma das principais referências da cultura afro-brasileira, para apresentar uma roda de jongo. A apresentação será precedida por um bate-papo sobre o universo do jongo com a participação de Alessandra Ribeiro, Renato Ihu e mediação de Claudia Alexandre.

O bate papo irá abordar os processos históricos da constituição e manutenção do jongo no Brasil, destacando o caráter intergeracional de suas comunidades, além de temas transversais como a resistência pelo sagrado, as memórias e os valores civilizatórios afro-brasileiros.
Estão todos convidados a participar, dançar e cantar!

Público-alvo

Público geral, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, família, musicistas, artistas.

Relacionados