Thais Rivitti

Arte-papo
Thais Rivitti

Arte-papo | Thais Rivitti

Thais Rivitti

Sábado, 05/05/18 das 14:00 às 15:00

Gratuito

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Lois Greenfield

A proposta do encontro é apresentar ao público um panorama sobre como a arte aborda a situação das mulheres ao longo do tempo.

Serão usadas obras modernas e contemporâneas para nos guiar nessa reflexão. O objetivo é conhecer algumas das obras mais emblemáticas para pensarmos sobre a representação da mulher, a posição das artistas, a recepção crítica e o contexto social da atuação feminina na arte.

Alguns dos tópicos a serem abordados são: a objetificação do corpo feminino, as transformações na abordagem sobre questões de gênero na arte e a visibilidade do trabalho de artistas mulheres.

Por meio de uma seleção de trabalhos, vamos abrir uma conversa sobre qual é posição das mulheres na arte hoje, o que avançamos e os desafios da contemporaneidade em relação à mulher.

Thais Rivitti

Thais Rivitti atua como crítica de arte e curadora. Particularmente interessada na arte contemporânea brasileira, há seis anos dirige o espaço de arte independente Ateliê397, onde já realizou inúmeras exposições, cursos, debates e publicações. É formada em jornalismo (PUC – SP), Filosofia (USP) e mestre em Teoria, História e Crítica de Arte(USP). Editora de livros de artistas: “Beatriz Milhazes: pinturas, colagens” (2008), “Leda Catunda: 1983-2008” (2009), “Carmela Gross, Um corpo de ideias” (2011), “Fernando Zarif ”(2013), entre outros. Entre suas curadorias destacam-se: “Nino cais – Décor”, Galeria Virgílio, 2009, “Mônica Nador: Pintura de exteriores”, Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008; “Espaços Independentes: a alma é o segredo do negócio”, Funarte, 2012, “Rodrigo Braga:Tombo”, Casa França Brasil, Rio de Janeiro, 2015 e “Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos”, na Oca em 2017.