Encontro presencial
Arte-papo com Ana Dias Batista

Arte-papo com Ana Dias Batista

dom, 26 ago 2026
11h30

gratuito, com sugestão de contribuição voluntária

100 vagas por ordem de chegada

Imagem: Fotos da fachada do Palácio Sanssouci. Foto: Ana Dias Batista

A nova edição do programa Jardim Imaginário na Casa Museu Ema Klabin será inaugurada com um Arte-papo entre a artista Ana Dias Batista e o curador Gilberto Mariotti, idealizador do programa.

Ana Dias Batista foi selecionada no edital Jardim Imaginário 2026, com a obra SANS, SOUCI., uma ação performática que parte das associações pretendidas por Ema Klabin, na arquitetura e na decoração de sua casa, ao Palácio Sanssouci, em Potsdam, a residência de verão de Frederico, o Grande, rei da Prússia entre 1740 e 1786.

Performada por quatro atores especializados em apresentações como estátuas vivas, a obra convoca noções de trabalho e ócio, de produção e dispêndio, de ocupação e tempo livre.

SANS, SOUCI. é uma série de quatro performances que serão realizadas nos dias 26 de julho, 2, 9 e 16 de agosto. O Arte-papo propõe um diálogo aberto da artista com o público sobre a obra e seu processo criativo. A conversa será realizada na área de eventos da casa museu.

Público-alvo

Artistas contemporâneos e público em geral

Saiba mais
Ana Dias Batista

Ana Dias Batista nasceu em São Paulo em 1978. Sua intervenção artística tem sido consistentemente sucinta nos meios, apesar da ampla gama de referências e de um variado repertório formal. Usando estratégias de reiteração e saturação de elementos do mundo, os seus trabalhos respondem criticamente aos contextos em que circulam. Paralelismos, coincidências, repetições e analogias atestam a sua intenção de organizar o mundo, de constituir uma linguagem. Desvios, ruídos e certa resistência à visibilidade, entretanto, frustram repetidamente a empreitada. Formada pela Universidade de São Paulo, onde concluiu o doutorado em 2014, Ana apresentou individuais na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte da Pampulha, entre outros espaços. A mais recente, Comigo-Ninguém-Pode, na Galeria Marília Razuk, convertia a galeria em uma loja de plantas. Seus trabalhos estão nas coleções da Pinacoteca, do MAM-SP, do MAC-USP e do Getty Institute, em Los Angeles, e em publicações como “Remains - Tomorrow: Themes in Contemporary Latin American Abstraction” (Cecilia Fajardo-Hill, Hatje Cantz, 2022) e “Artists and their Books, Books and their Artists” (Marcia Reed e Glenn Phillips, The Getty Research Institute, 2018).

Gilberto Mariotti

Gilberto Mariotti é curador do projeto Jardim Imaginário, doutor em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP (2006), professor de História da Arte na Escola da Cidade, coorganizador dos livros Museu Arte Hoje e Monumetria (2009) e coeditor de Contracondutas: ação político-pedagógica.

Assine
nossa
newsletter

Relacionados