Oficina
Oficina de escrita com Helena Silvestre

Oficina | Oficina de escrita com Helena Silvestre

Helena Silvestre

sáb, 10 out 2026
das 14h30 às 17h

gratuito, com sugestão de contribuição voluntária

30 vagas por ordem de inscrição

tradução e interpretação em Libras

Imagem: Rua da Favela do Nove. Foto: Geovana Victória

A escritora Helena Silvestre, autora do livro Quem me dera quedas d’água, presente na exposição Habitar São Paulo: relatos femininos, conduzirá uma oficina de escrita na casa museu.

A premiada autora abordará o a relação histórica existente entre a escrita de mulheres e a angústia a partir de escritoras como Virginia Woolf, Gloria Anzaldúa, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e a sua própria escrita.
Em seguida, uma investigação das percepções sensoriais que a Coleção Ema Klabin e seus espaços expositivos fomentam para perceber o corpo no espaço e, depois, o público será convidado a um processo de escrita a partir de todas as provocações.

Público-alvo

Interessados em geral

Helena Silvestre

Helena Silvestre é escritora, feminista afroindigena e ativista em lutas por terra e território, sobretudo em aliança com mulheres e povos em resistência. Editora da Revista Amazonas no Brasil, foi finalista do prêmio Viva Marie Claire na categoria educação e atua como pesquisadora no campo da antropologia em saúde - descobrindo como diferentes formas de viver constroem diferentes formas de sanar. Psicanalista, integra o projeto EscutaCrusp, do Instituto Sedes Sapientae. Como escritora, foi finalista do Prêmio Jabuti 2020 e do Global Black Woman Non-Fiction Manuscript Prize 2024. Publicou em co-autoria com pensadores como Verônica Gago e Ailton Krenak. Compõe, canta, atua e se redesenha através dos caminhos que a arte propicia.

Assine
nossa
newsletter

Relacionados