Palestra online
Estudos arqueológicos da diáspora africana no Brasil

Palestra online | Estudos arqueológicos da diáspora africana no Brasil

Luis Symanski

qua, 18 mar
das 19h às 21h

R$ 10,00

95 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Fragamentos de cerâmica do sítio arqueológico Casa do Itaim Bibi. Foto Suzana Munsberg

Esta palestra irá abordar as pesquisas realizadas em sítios arqueológicos afrodiaspóricos no Brasil. Essas investigações incluem senzalas em contextos de engenhos de açúcar e fazendas de café nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como quilombos setecentistas e oitocentistas localizados em Minas Gerais.

Os achados desses contextos são colocados em perspectiva a partir de pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Caribe, contemplando as similaridades e diferenças entre as experiências dos agentes afrodiaspóricos nas diferentes regiões e o que elas permitem compreender sobre os desafios da vida cotidiana. Elementos como restos alimentares, cerâmicas artesanais, ornamentos e pinturas rupestres recuperados, são analisados como formas de expressão identitária e de resistência cultural à opressão da ordem social escravagista.

Público-alvo

Público em geral

Luis Symanski

Luis Symanski é doutor em Arqueologia pela Universidade da Florida, EUA. Professor do Curso de Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Realiza pesquisas na área da arqueologia da escravidão africana, com destaque para os livros Engenhos e escravidão em Mato Grosso: uma arqueologia das identidades, Arqueologias da escravidão e liberdade na Fazenda do Colégio, coorganizado com Flávio dos Santos Gomes e Arqueologia histórica brasileira, coorganizado com Marcos André Torres de Souza.