
Experimentando o museu
Visita a Tempos de uma casa e oficina de cadernos de memória
Experimentando o museu | Visita a Tempos de uma casa e oficina de cadernos de memória
sáb 6, 13 e 20 set 2025
das 14h30 às 16h
R$ 20 (inteira)
R$ 10 (meia)
gratuito para crianças de até 7 anos, professores e estudantes da rede pública
30 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Registro de oficina de cadernos realizada na Casa Museu Ema Klabin junto ao Centro Paula Souza, 2025. Foto: Educativo Casa Museu Ema Klabin/ Arquivo Casa Museu Ema Klabin.
O que é uma memória? Como ela é preservada? Como acessamos as memórias? Memórias individuais, coletivas, memórias que emergem por meio de objetos, cheiros, sons, palavras, músicas, imagens entre tantos estímulos.
A exposição Tempos de uma casa descortina aspectos sobre as memórias do cotidiano desta casa, suas rotinas, convidados que aqui estiveram, afetos, recepções e, principalmente, a memória dos funcionários que moraram nessa residência e que davam o suporte e estrutura para o funcionamento desse cotidiano.
Partindo do tema curatorial Memória e da exposição, o educativo propõe uma visita a esses objetos e documentos, utilizando elementos sensoriais para convidar cada participante a entrar em contato com suas próprias memórias.
Durante a visita percorreremos diversos aspectos e temas que a exposição apresenta e com as quais também podemos dialogar, afinal, as memórias coletivas que o museu preserva e que estão no campo da subjetividade das memórias da colecionadora e da casa, também se misturam com nossas próprias memórias de casa.
Ao final, iremos propor a produção de um pequeno caderno de memórias artesanal.
Como nos diz Eclea Bosi, “…a lembrança é uma imagem construída pelos materiais que estão, agora, à nossa disposição, no conjunto de representações que povoam nossa consciência atual”.
Venham reconstruir memórias e refletir sobre elas a partir do nosso tempo.
Público em geral