Espetáculo musical
Terkisher Ensemble interpreta música judaica e otomana

Espetáculo musical | Terkisher Ensemble interpreta música judaica e otomana

sáb, 5 de jul
às 16h

gratuito

100 vagas por ordem de chegada

Imagem: Ian Nain, Francisco Lobo, Alex Parke, Beny Zekhry, Nicole Borger do grupo Terkisher Ensemble. Fotos: Max Gonik, Ary Diesendruck e divulgação.

Em parceria com a Casa Museu Ema Klabin, o Instituto de Música Judaica (IMJ) traz no espetáculo musical do Terkisher Ensemble uma interpretação contemporânea da música judaica e otomana, unindo heranças sefaraditas e influências do oriente médio em arranjos vibrantes e atuais.

As tradições sonoras de diferentes culturas que se cruzaram através do tempo e de territórios, criam aqui um diálogo e expressão musical únicos, com canções que contam com acordeon, clarinete, cordas e percussão.

Repertório
  • Sher; A Freygish
  • Chukro Raks
  • Saclerica
  • Bre Sarica
  • Naftule shpilt far dem Rebn
  • Hicazkar Longa
  • Kadesh Urchatz
  • Yigdal
  • Dobriden
  • Saz Semai (Tanburi İsak Efendi)
  • Evreopoula (Nicole)
  • Uskudar / Terk in Amerika

Beny Zekhry

Diretor musical da comunidade Shalom em São Paulo, pianista formado pela Faculdade Santa Marcelina, produziu trilhas e orquestrações para coreografias, dirigiu eventos comemorativos nas escolas da comunidade judaica de São Paulo e se apresentou em festivais judaicos como Carmel e Kleztival. Atuou como cantor tenor no Coral da Filarmônica de Israel, no Coro da Grande Sinagoga de Jerusalém e no Coral Sinfônico da OSESP, na Sala São Paulo. Apresentou-se com ilustres nomes da música judaica e estudou composição e regência na Academia de Música e Dança Rubin em Jerusalém.

Nicole Borger

Nascida e residente em São Paulo, Nicole é cantora, compositora e produtora cultural. Produziu sete cds (Amar – 2001, Singrar – 2005, Marias – 2007, Klezmer4 – 2009, Klezmeriando – 2011, Raízes – 2014 e Yetsirah Project – 2015) e atualmente trabalha em um novo álbum. Nicole fundou o Instituto da Música Judaica do Brasil e o Festival Internacional de Música Judaica – Kleztival. Nicole se apresenta regularmente no Brasil e no exterior e, junto com seu marido, Edy, integra a equipe organizadora do Yiddish New York Festival.

Alex Parke

Alexander Parke é clarinetista, etnomusicólogo e compositor. Atua profissionalmente entre Nova York e São Paulo, sendo conhecido principalmente por seus trabalhos com música klezmer. Tem ganhado destaque por sua musicalidade e intenção musical e pela participação em projetos musicais com grandes nomes do mundo klezmer como Frank London, Michael Winograd, Jake Shulmament, Christina Crowder, Ilya Shneyveys e Pete Rushefsky. Atualmente integra os grupos klezmer 3 Rios e Klezmer Kabaret, de São Paulo.

Ian Nain

Ian Nain é um multi-instrumentista, etnomusicólogo e pesquisador que se dedica a música clássica otomana, suas conexões com a música do Oriente Médio, Mediterrâneo e suas influências na música cigana, conectando a teoria musical da música sufi e das cortes otomanas à música cigana turco-grega, do leste europeu e de antigas províncias do império otomano, utilizando instrumentos tradicionais, instrumentos ancestrais da corte otomana e dos Centros de Estudo Sufis e instrumentos de corda presentes em todas as culturas musicais modais do Mediterrâneo e na música cigana da Trácia até o leste europeu.

Francisco Lobo

Francisco Lobo é músico e pesquisador de São Paulo, especializado em percussão e ritmos do Oriente Médio, Mediterrâneo e dos Bálcãs. Multi-instrumentista, domina também sopro e cordas, mas sua maestria está na percussão. Ele coordenou a percussão no Coletivo Tarab e colaborou com artistas renomados como Mário Aphonso III, Fortuna Safdie e Gabriel Levy. Francisco ministra aulas de percussão e ritmo oriental, compartilhando seu conhecimento e promovendo uma imersão nos ritmos ancestrais.

Relacionados