Colagem e o gesto em direção à memória

Oficina | Colagem e o gesto em direção à memória

Anike Laurita

sab, 7 e 14 de jun

R$ 10,00
com sugestão de contribuição voluntária

35 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Faces and Places, colagem de Jc Ruzza.

O que herdamos da memória de nossos antepassados? Como a memória é transmitida socialmente e o que escolhemos dela arquivar?

Esta oficina, em dois encontros, propõe um espaço de reflexão e experimentação criativa com colagem expandida para pensar a memória como um receptáculo de imagens, lembranças, afetos e histórias, da dimensão individual como um extrato coletivo.

Ao longo dos encontros, ampliaremos referências visuais e exploraremos diferentes formas de arquivamento como coleções, documentos, imagens, obras e museus na reescrita de nossas próprias memórias. A partir de fotografias antigas e/ou objetos serão propostos exercícios com colagem, bordado e outras interferências manuais para a construção de imagens que revisitem a memória individual ou coletiva, dando a ela novos sentidos.

Materiais: Sugerimos que cada participante traga imagens, fotografias antigas e/ou pequenos objetos que despertam memórias e que possam ser usados durante a oficina. Também é possível trazer materiais de uso pessoal, como tecidos, linhas, papéis, entre outros. Haverá alguns materiais disponíveis, mas a participação ativa com elementos próprios pode tornar a experiência ainda mais potente.

Público-alvo

Artistas visuais, fotógrafos, arte educadores e interessados em geral.

Anike Laurita

Anike Laurita é artista multimídia e arte educadora, formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo). Sua pesquisa poética volta-se para um imaginário surrealista e feminino com recorrência de temas como hibridismos, mitologias, alquimia, memorabilia, explorando a colagem como campo expandido, abarcando diversas técnicas como a colagem analógica, a instalação, a assemblage, a pintura, a ilustração, entre outras. Jc Ruzza é fotógrafo, artista multimídia e pesquisador da linguagem imagética. Formado em Filosofia e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atuando há mais de 20 anos em espaços culturais.