Lançamento do catálogo América pré-colombiana: corpo e território, com show de Martha Galdos

Lançamento do catálogo América pré-colombiana: corpo e território, com show de Martha Galdos

sáb, 25 jan 2025
às 15h

gratuito, com sugestão de contribuição voluntária

100 vagas por ordem de chegada

tradução e interpretação em libras

*Imagem: Peças arqueológicas na exposição América pré-colombiana: corpo e território em cartaz na Casa Museu Ema Klabin. Foto: Sergio Zacchi/ Arquivo Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin convida para o lançamento do catálogo da exposição América pré-colombiana: corpo e território, com show da cantora peruana Martha Galdos, intitulado Voz, natureza e mito e pensado especialmente para a ocasião.

Em cartaz até 23 de fevereiro, a exposição América pré-colombiana: corpo e território apresenta 90 peças arqueológicas e mostra a diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos que habitaram o continente americano por mais de 15 séculos, entre eles as culturas Mochica, no Peru; Maia, no México;  Marajoara, no Brasil; e a Jama Coaque, no Equador.

O catálogo da exposição traz textos de Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin; Daniela La Chioma e Emerson Nobre, curadores da exposição América pré-colombiana: corpo e território; Cristiane Alves, coordenadora do Educativo da Casa Museu Ema Klabin; e da Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY).

No lançamento, os curadores farão uma breve fala e, em seguida, a cantora, atriz, locutora, poeta e pesquisadora musical Martha Galdos apresentará a iniciativa Voz, natureza e mito, que foi pensada especialmente para dialogar com a exposição da casa museu e o lançamento do catálogo.

 

Cantora peruana Martha Galdos. Foto: Rafael Berezinski

Assim como o Rio Amazonas, Martha possui sua origem geográfica na cordilheira peruana e desagua, com exuberância e diversidade, em terras brasileiras. Deste modo, com sua alma nômade e seu tom de voz delicado e agudo, Martha evoca os cantos das flautas e das mulheres andinas, o suingado afro-peruano, as cuícas brasileiras, e apresentará um sensível encontro entre o Peru e a América Latina com a música popular brasileira.

A apresentação será realizada em trio, voz (Martha Galdos), percussão (Jorge Bento) e violão (Aldair Navarro), e terá em seu repertório ritmos da costa peruana, dos Andes centrais, da região de Apurimac, do México, melodias afro-peruanas, além de algumas canções que serão entoadas em quechua.

O catálogo terá distribuição gratuita, restrita a um exemplar por pessoa, sendo sugerida a contribuição voluntária do público para apoiar as atividades da casa museu.

Repertório
  • Musa (canção inspirada em ritmos da costa peruana)
  •  Vaso de Cristal (tunantada dos Andes centrais)
  • Carnaval de Tambobamba (canção de Apurimac, Peru)
  • Mujer Hilandera (versão espanhola de Muié Rendeira)
  • Aya T’ica (flor ancestral, quéchua, canção autoral)
  • La Llorona (canção mexicana)
  • 2 de febrero (huayno contemporâneo autoral)
  • Tinku (canção tradicional boliviana)
  • Tonada del Congo (canção afro-peruana do século XVIII)
  • Xochipitzahua (flor menudita, rezo mexicano

Martha Galdos

Cantora, atriz, compositora, locutora, poeta e pesquisadora musical. Nascida em Lima, Peru, em berço de artistas e cantores. Após seis anos de residência em São Paulo, Martha Galdos circula por outras cidades do Peru, Brasil e do mundo. É a idealizadora do Festival Mujer Sabiá (Proac São Paulo). Seu primeiro álbum, Respiraré, trouxe uma deliciosa fusão da cultura popular peruana, ritmos afros, andino, jazz em espanhol, inglês, português, francês e quéchua. Sua arte é apreciada no Brasil, Peru, Panamá, Itália e China. A cantora realiza importantes parcerias com músicos brasileiros, como o lançamento da música Aya t’ica com Dante Ozzetti.

barra de logos

Relacionados