Violão e Ponto
Flavio Rodrigues
→ Anyway, composição própria
Violão e Ponto | Flavio Rodrigues
Publicado em 02/07/2020
*Fotografia: Divulgação
Flavio Rodrigues interpreta sua composição Anyway.
Flavio Rodrigues é guitarrista flamenco hispano-brasileiro, estabeleceu-se em Madrid durante 18 anos, se tornando uma referência no panorama flamenco mundial. Em 2011, foi o máximo vencedor do Festival de Música de Madrid (FestMad), com 3 Prêmios: 1º Lugar – Categoria Flamenco / Raiz; 1º Lugar – Prêmio Revelação; Premio Especial “Guitar Hero” – concedido pelo público à Melhor Performance Ao Vivo. Nos seus 25 anos de carreira internacional, atuou em mais de 40 paises nos 5 continentes, junto às máximas estrelas do flamenco como Miguel Poveda, Antonio Canales, Chicuelo, Farruco, Rocio Molina, Rafael Amargo, Guadiana, Montse Cortes, Concha Jareño, Javier Latorre, Pitingo, Pastora Galvan, Jorge Pardo, etc. E de outros estilos, como Trilok Gurtu, Yamandú Costa, Yoshida Brothers, Nana Vasconcelos, Hossam Ramzy, etc. Finalmente, teve a honra de participar em festivais internacionais, tendo o seu nome vinculado junto à grandes mitos da música mundial, como Mark Knopfler, Deep Purple, Eric Clapton, Paco de Lucia, Duo Assad, David Russell, Leo Brouwer, Leny Kravitz, George Benson, etc. Em 2012 recebeu o Prêmio 100 Latinos da Fundación Fusionarte, junto à celebridades como Mario Vargas Llosa, Alfredo Di Stefano, etc. Em 2016 compõem e grava 4 vinhetas para o programa Dança dos Famosos do Domingão do Faustão da Rede Globo.
Compõem parte da trilha utilizada pela Seleção Espanhola Feminina de Ginástica Artística que conquistou a prata nas Olimpíadas do Rio de Janeiro – 2016. Em 2017 é convidado pelo Festival Internacional de Flamenco de Montevidéu – Uruguai para dar um Recital histórico no Palácio Legislativo, representando o Brasil e a Espanha, e recebendo uma distinção do Presidente do Parlamento. É convidado por Javier Latorre para ser diretor musical, compositor e primeiro guitarrista da Cia. Internacional Flamenconautas no espetáculo “Vamo Allá”, que contou com um elenco de 25 artistas provenientes de 14 países. O espetáculo teve sua estreia no Teatro Villamarta, dentro do prestigioso Festival Flamenco de Jerez de La Frontera – Espanha, 2018. Lançamento mundial de seu segundo disco solo, gravado na Espanha, titulado “Quintaesencia” (2019).
Fundação Ema Klabin leva o Violão e Ponto à sua casa
A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa, e dessa forma levaremos diversos conteúdos musicais à sua casa.
A partir de maio a parceria com o Clube do Violão Solo, Violão e Ponto #vpemcasa, trará aos canais de comunicação da Fundação Ema Klabin um ciclo de interpretações musicais gravadas por violonistas direto de suas residências. Teremos a participação de Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan.
Todas quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, subiremos um vídeo com música inédita gravada para o Violão e Ponto e Fundação Ema Klabin.
O Violão e Ponto nasceu em 2012, da reunião (quase) informal de um grupo de violonistas que se encontravam uma vez por mês para tocar e conversar sobre violão instrumental, em todos os seus estilos. De lá pra cá, o projeto não apenas se consolidou em formato, como também ganhou prestígio entre nomes conhecidos do violão e virou uma referência de qualidade em suas realizações. Atualmente o projeto conta com uma gestão coletiva de 17 colaboradores, realiza em média 10 edições todos os anos (São Paulo e Porto Alegre), cada uma com um palco aberto e um violonista convidado, mantém um portal com informações e artigos sobre a cena violonística e, eventualmente, organiza cursos e workshops.
#CasaMuseuEmCasa
#FiqueEmCasa
#vpemcasa