Violão e Ponto
Fernando Alves
→ Fevereiro de Marcos Murillo
Violão e Ponto | Fernando Alves
Publicado em 18/06/2020
*Fotografia: Daiane Guimarães
Fernando Alves interpreta Fevereiro de Marcos Murillo
Fernando Alves é violonista, gaitista e produtor cultural. Estudou violão popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim e Gaita no Espaço Cultural Tendal da Lapa. O músico desenvolve um trabalho em vários estilos musicais, com um repertório que passa pela música popular como o chorinho, a bossa nova, o samba, o tango e também temas eruditos como valsas, tremolos e peças do violão espanhol. Atua nos grupos Tresillo (tangos, boleros e música brasileira), Clariá Duo (música brasileira em voz e violão) e no Clube do Choro de São Bernardo do Campo. Em 2011, montou a Acalanto Projetos Criativos onde atua na organização de shows de música ao vivo.
Pela Acalanto, Fernando produziu concertos em várias unidades do Sesc, Editais do PROAC, Festivais de Inverno com diversas prefeituras além de Eventos Sociais e Corporativos. Apenas em 2018 a Acalanto promoveu cerca de 120 shows/concertos. Em 2012, Fernando cria o Coletivo Violão e Ponto, projeto que promove o violão instrumental e conta hoje com a gestão coletiva de 15 pessoas, realiza eventos em São Paulo e Porto Alegre, mantém um Portal de Informações sobre o meio violonístico e tem cerca de 15mil seguidores em suas redes sociais.
Fundação Ema Klabin leva o Violão e Ponto à sua casa
A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa, e dessa forma levaremos diversos conteúdos musicais à sua casa.
A partir de maio a parceria com o Clube do Violão Solo, Violão e Ponto #vpemcasa, trará aos canais de comunicação da Fundação Ema Klabin um ciclo de interpretações musicais gravadas por violonistas direto de suas residências. Teremos a participação de Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan.
Todas quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, subiremos um vídeo com música inédita gravada para o Violão e Ponto e Fundação Ema Klabin.
O Violão e Ponto nasceu em 2012, da reunião (quase) informal de um grupo de violonistas que se encontravam uma vez por mês para tocar e conversar sobre violão instrumental, em todos os seus estilos. De lá pra cá, o projeto não apenas se consolidou em formato, como também ganhou prestígio entre nomes conhecidos do violão e virou uma referência de qualidade em suas realizações. Atualmente o projeto conta com uma gestão coletiva de 17 colaboradores, realiza em média 10 edições todos os anos (São Paulo e Porto Alegre), cada uma com um palco aberto e um violonista convidado, mantém um portal com informações e artigos sobre a cena violonística e, eventualmente, organiza cursos e workshops.
#CasaMuseuEmCasa
#FiqueEmCasa
#vpemcasa