Webinário “O Encontro com o Sagrado e o Profano”

→ 19ª Semana de Museus

19ª Semana de Museus | Webinário ``O Encontro com o Sagrado e o Profano``

Educativo

Segunda-feira, 17 de maio, das 14h às 17h

Gratuito

Pelo YouTube do Museu de Arte Sacra

*Imagem: Montagem, da esquerda para a direita: Nossa Senhora Dores, marfim, Acervo Museu de Arte Sacra de São Paulo. Foto Iran Monteiro; Possível Topo de Máscara Com Escultura Emblemática de Exu, Séc. XX, Nigéria Coleção Ema Klabin. Foto Henrique Luz, Tríade Amida, Séc. XII. Período Kamakura (1185-1333), Japão. Foto Henrique Luz.

Como parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museu 2021, que tem como tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu Afro Brasil e a Casa Museu Ema Klabin convidam para a mesa “Encontro com o Sagrado e o Profano”.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo junta-se ao Museu Afro Brasil e à Casa Museu Ema Klabin, por intermédio de seus núcleos educativos, para abordarem aspectos particulares de seus acervos e coleções por meio de objetos e obras de arte que representam cosmovisões múltiplas, buscando assim ampliar a reflexão sobre as noções de sagrado e profano para além de uma perspectiva única e hegemônica.

No encontro, a discussão se dará sobre perspectivas artísticas e históricas que permeiam objetos ligados à religiosidade e testemunham técnicas e saberes, concepções de arte, contextos históricos e sociais presentes nos museus.

Nesse sentido, tendo como ponto de partida o olhar e a reflexão dos núcleos educativos dos três museus, este encontro se estrutura a partir de uma concepção de educação como forma de provocar encontros e diálogos sobre diferentes cosmovisões de mundo e sentidos do sagrado e da religiosidade, mas também sobre perspectivas artísticas e históricas.

E como a educação promove encontros e diálogos a partir de tantas e tão diferentes perspectivas presentes nos objetos? A experiência dos educativos ao proporem encontros abre possibilidades múltiplas e diversas de ver, sentir, perceber, refletir acerca dos objetos, caminhando entre o sagrado, a religiosidade, a arte, a história, assim, ampliando e deslocando formas de se ver o mundo.

Público-alvo

Jovens e Adultos

Relacionados