Virada Cultural

Virada Cultural e 17ª Semana de Museus
Palestra com Raphael Escobar e Índio Badaross

→ A Arte do Resto

Virada Cultural | Palestra com Raphael Escobar e Índio Badaross

Raphael Escobar e Índio Badaross

Sábado, 18/05/2019, das 15h às 16h30

gratuito

30 por ordem de chegada

*Imagem: João Leoci

A conversa trará duas visões distintas sobre a produção de moradores de rua, a partir do reaproveitamento de materiais em zona de descarte para confecção de trabalhos artísticos e/ou funcionais.

Índio Badaross, artista e carroceiro fala sobre sua produção artística e seu processo. Enquanto recolhe materiais para a coleta seletiva, encontra suportes que o interessam para produzir seus trabalhos autorais. Voltado principalmente para a pintura, mas com produções em vídeo e performance, Badaross é um artista que vive no coração da desigualdade social no Brasil: a Cracolândia. É inevitável que o seu trabalho aborde o território onde passa parte de seu tempo.

Por outro lado, Raphael Escobar irá apresentar o processo do coletivo Cupins das Artes, coletivo de moradores de rua situados ao lado do CEASA que utiliza pallets e caixas de frutas descartadas na região para a produção de móveis e decoração em madeira, promovendo o sustento dos próprios moradores de rua.

De maneiras distintas as produções de ambos se focam na cidade, no descarte e no que não é mais bem quisto por uma parcela da população para ressignificá-la em uma produção simbólica. Como se encontram nas ruas da cidade: “o seu lixo é o meu luxo”.

Público-alvo

A partir de 14 anos

Relacionados