Tramas Culturais
Karingana wa Karingana

→ Moçambique e sua oralidade

Tramas Culturais | Karingana wa Karingana

Lenna Bahule

Quinta-feira, 11/10/2018 das 19:30 às 21:30
4 encontros: 11/10, 25/10, 01/11 e 22/11 das 19:30 às 21:30

Gratuito

20 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Duda Morais

Serão realizados quatro encontros para refletir, dialogar e vivenciar um pouco do universo da oralidade em volta da cultura popular de Moçambique.

Karingana wa Karingana é o chamado que alguém faz na roda quando quer contar uma história ou um causo. Rico em danças, cantoria, mitos e mistérios, luta e resiliência, é sobre a história e identidade oral deste país que Lenna Bahule nos convida a viajar.

Dia 1- 11/10  Makwayela: estilo de música vocal e dança nascida no final do século XIX e começo do século XX com as travessias de homens moçambicanos e de outros lugares do sul do continente africano para a maior e mais cobiçada extração de minas de ouro da África do Sul.

Dia 2- 25/10 Jogos e brincadeiras: o universo lúdico popular de Moçambique nos convida a olhar para o jogo e a brincadeira como forma de passar conhecimentos para a formação do indivíduo e a retratar e eternizar memórias culturais.

Dia 3- 01/11  Histórias e seus ensinamentos: nas histórias populares são revelados segredos, ensinamentos e truques de como lidar com as adversidades do dia a dia. Seus mitos trazem também fantasia ao imaginário de quem os ouve.

Dia 4- 22/11  Canções e cerimônias: quem canta, seus males espanta. Canções de ritos de passagem, casamento, colheita, nascimento entre outras.

Lenna Bahule

Cantora, natural de Maputo, Moçambique, radicada em São Paulo desde 2012, onde fundamentou sua pesquisa sobre a música vocal e diferentes caminhos para o uso da voz e do corpo, como instrumento musical e de expressão artística. Em 2016 lançou o seu primeiro CD intitulado Nômade, que deu vida e nome ao seu principal projeto de música vocal inspirados na cantoria de matriz africana. Atualmente Lenna se apresenta com seu show solo, integra o duo de baixo e voz Taubkin & Bahule, com João Taubkin, e apoia a direção musical do grupo de dança sul-africana GUMBOOT Dance Brasil. Na arte educação, desde 2013, orienta e conduz atividades relacionadas à música vocal de Moçambique e ao aprofundamento artístico e criativo musical.

Relacionados