Palestra | O artista Benedito Calixto e os indígenas: entre a construção de São Paulo e a eliminação do passado

Karin Philippov

Sábado, 24 de abril das 11h às 13h

R$ 20,00 a R$ 80,00

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Os Museus são hoje instituições complexas, onde as atividades de cariz museológico se fundem com princípios como a inclusão, integração social e sustentabilidade. A instituição museal não é uma entidade isenta, nem se deve posicionar como uma ilha. Aos museus cabe também olhar em redor e procurar contribuir de forma ativa para as discussões que a sociedade contemporânea convoca, assumindo-se como locais de mediação, transformação, participação pública e responsabilidade social. No espaço museológico para além de apreciar o belo o visitante pode também ser confrontado com objetos artísticos que suscitem a reflexão e a inquietação.

Antonio Ponte

 doutor em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2014), com especializações em Gestão Pública (FORGEP, 2010, e INA, 2015). Dirige, desde 2021, o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Publicou vários artigos sobre museologia e patrimônio em revistas nacionais e estrangeiras. Pertenceu a diversos órgãos territoriais e conselhos gerais de variadas organizações. É Professor Assistente Convidado da Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto desde 2017 e da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto desde 2015, além de Professor Afiliado da Faculdade de Lestras da UPorto desde 2015.

Paulo Costa

Arquiteto graduado pela FAU-USP e mestre em História da Arte pela ECA-USP. Desde 1997, é curador da Casa Museu Ema Klabin. Em 2000, foi bolsista da Lampadia Foundation para estágio de pesquisa na National Gallery of Art, Washington D.C. Em 2004, foi curador da exposição Universos Sensíveis: As coleções de Eva e Ema Klabin, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Em 2007, publicou Sinfonia de Objetos: A coleção de Ema Klabin, pela editora Iluminuras. Integra, desde 2008, o comitê responsável pela realização dos Encontros Brasileiros de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas.

Relacionados