Relatório 2021

Relatório 2021 - Casa Museu Ema Klabin

Apesar de ter começado com a continuidade do contexto pandêmico, 2021 trouxe novidades para a Fundação/Casa Museu Ema Klabin. A começar pelo nome, com a consolidação de “casa museu”, expressando o movimento institucional de abertura e convite ao público: se uma fundação pode ter múltiplos objetivos, uma casa museu é mais perceptivelmente um lugar aberto a visitas. Esse movimento estava presente na logomarca institucional usada até 2021, em que “fundação” e “casa museu” coexistiam, e foi consolidado na revisão da marca que acompanhou a construção de uma identidade visual para a Casa Museu iniciada pelo designer gráfico Dárkon Vr em maio.

No âmbito dos projetos, o ano começou com o empenho de toda a equipe da Casa Museu na campanha de financiamento coletivo, via plataforma Benfeitoria, que permitiu engajar mais de 220 apoiadores e arrecadar, com o patrocínio do BNDES, pouco mais de R$ 300 mil. Com isso, foi viabilizado o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que incluiu a digitalização em alta resolução de 258 obras de artes visuais da coleção, a realização de cursos, palestras, espetáculos musicais e jogo, além da primeira experiência de realidade virtual da Casa Museu Ema Klabin. Além dos resultados diretos, o projeto trouxe para perto da Casa Museu uma rede de apoiadores que deverá ser cultivada.

Também foi executado ao longo do ano o plano anual via Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS, que permitiu a realização de espetáculos musicais, arte-papos e parte da exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos.

A seguir, apresentamos os resultados alcançados em 2021, com destaque para as exposições O Falsificador Espanhol (digital) e Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos, as diversas atividades culturais e o lançamento do terceiro volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: 2020: #CasaMuseuEmCasa.

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