Palestra presencial | Desvendando a paisagem na pintura e na gravura do século XIX

Palestra presencial I Desvendando a paisagem na pintura e na gravura do século XIX

Elaine Dias

sáb, 29 jun 2024
das 11h às 13h

gratuito com sugestão de contribuição voluntária

35 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Johann Jacob Steinmann e Frédéric Salathé (gravador). Vista de N. S. da Glória. Rio de Janeiro. 1834. água – tinta colorida à mão. 23 x 30cm. Coleção Ema Klabin.

Como os artistas construíram paisagens no século XIX? Quais eram suas intenções na representação de determinados lugares?

Nesta palestra em parceria com a UNIFESP, apresentaremos algumas noções relativas a este gênero artístico a partir da escolha de pontos de vista, da formação dos artistas, dos temas e dos aspectos formais definidores das composições das gravuras e das pinturas de paisagem realizadas no Brasil.

A paisagem foi um dos gêneros artísticos mais abordados pelos pintores e gravadores no século XIX. A exuberância da natureza, os aspectos descritivos e científicos da botânica, a imponência das arquiteturas estiveram no horizonte de muitos artistas brasileiros e estrangeiros.

Pinturas, gravuras e panoramas atraíam o interesse e a curiosidade de espectadores em todo o mundo, afoitos para ver e desvendar a beleza de locais como o Rio de Janeiro e outras cidades das Américas e da Europa.

Este projeto é contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S. A.

Público-alvo

Pesquisadores, historiadores, público em geral

Elaine Dias

Doutora em História pela UNICAMP, docente no curso de História da Arte da EFLCH-UNIFESP desde 2010 e, recentemente, foi pesquisadora convidada na École du Louvre (FAPESP, 2024). Publicou, entre outros, Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884), Das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos ateliês privados e Paisagem e Academia: Felix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851).

Relacionados