Palestra
Os Estados Unidos e a Experiência Afro-americana em Imagens

Palestra | Os Estados Unidos e a experiência afro-americana em imagens

Marcos Fabris

Palestra online pelo Zoom

Quarta-feira, 25 de novembro às 17h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Imagem: O aprendizado é uma riqueza. Charles Paxson, 1863.

Esta palestra investigará a imagem fotográfica, examinando fotografias que retratam a experiência dos excluídos.

“A imagem fotográfica pode construir, mascarar e/ou reafirmar determinadas visões de mundo, inclusive mentir. Pode também educar o olhar, revelando conteúdos de verdade estrutural”.

O objetivo é  investigar tais questões ao apreciar modos e métodos de construção imagética do ideário nacional norte-americano, calcado na pretensa coesão, harmonia, licitude e pujança do projeto social que uma parcela da sociedade concebeu para si.

Em contraste com tal programa ideológico, serão examinadas fotografias que retratam a experiência afro-americana e também serão investigadas como tais imagens questionam a fundo a ideia de um país sinônimo de “democracia universalizada”.

Público-alvo

Fotógrafos profissionais e amadores, estudantes e público geral interessado nas áreas de história da arte, história da fotografia e crítica de arte. Não há pré-requisito nem necessidade de conhecimento prévio sobre os conteúdos.

Marcos Fabris

Doutor pela FFLCH-USP com pós-doutorado na Universidade de Columbia - Nova York, Université Paris Ouest Nanterre - Paris, MAC-USP, FFLCH-USP e UNIFESP - São Paulo. É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História. É crítico de arte associado à Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA.

Relacionados