O patrimônio de São Paulo através de suas imagens
→ Palestra
Palestra | O patrimônio de São Paulo através de suas imagens
Karin Philippov
Sábado, 20 de agosto, das 11h às 13h
Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor
150 vagas por ordem de inscrição
Plataforma Zoom
Imagem: Benedito Calixto de Jesus, Largo da Sé 1865, século XIX-XX, óleo sobre tela. Acervo Museu de Arte Sacra de São Paulo. Foto Iran Monteiro.
O que é patrimônio, como ele se constrói e se transforma? Como o patrimônio se conserva?
Esta palestra analisará as múltiplas questões suscitadas pelas imagens do patrimônio urbano paulistano, com base na fotografia de Militão Augusto de Azevedo e em uma pintura de Benedito Calixto de Jesus, que direcionam o olhar para a construção da memória e narrativa histórico-arquitetônica da cidade na virada do século XIX. Observa-se nessa construção um olhar dirigido por um viés atrelado aos anseios dos barões de café, que atuavam como propulsores da nova arquitetura da cidade. Por outro lado, é necessário que se proponha uma interpretação para além do debate centro e periferia, considerando-se a existência do patrimônio e da memória histórica nos territórios periféricos da cidade, patrimônios esses igualmente em diálogo com o tecido urbano de São Paulo.
Esta atividade integra a programação da Jornada do Patrimônio de 2022 promovida pela Secretaria da Cultura do Município de São Paulo.
Pesquisadores, Historiadores, Público em Geral
Karin Philippov
Karin Philippov é pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Pós-doutora em História da Arte pela Escola da Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP. Mestre em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa “Perspectiva Pictorum” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-CNPq).