Benedito Calixto de Jesus (1853-1927), Fundação de São Vicente. Acervo do Museu Paulista da USP

O artista Benedito Calixto e os indígenas

→ Entre a construção de São Paulo e a eliminação do passado

Palestra | O artista Benedito Calixto e os indígenas: entre a construção de São Paulo e a eliminação do passado

Karin Philippov

Sábado, 24 de abril das 11h às 13h

R$ 20,00 a R$ 80,00

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927), Fundação de São Vicente. Acervo do Museu Paulista da USP

Nessa palestra, busca-se analisar, interpretar e problematizar as diferentes maneiras utilizadas por Calixto para apresentar a presença de homens e mulheres indígenas em suas obras.

A representação de indígenas ocupa lugar importante nas obras de Benedito Calixto, já que o artista os insere em uma ampla gama de pinturas que vão de sua produção religiosa (na Igreja de Santa Cecília, por exemplo), até trabalhos históricos pertencentes a museus e coleções particulares, como o Museu Paulista e a Bolsa do Café.

Assim, dada a importância de Benedito Calixto nas artes paulistas, essa representação indígena assume contornos específicos na construção da narrativa imagética da São Paulo da virada do século XX, uma vez que ele pinta esses grupos como entrave para o desenvolvimento da economia local, centrada no café e na ferrovia.

No encontro, também será considerado o papel desempenhado pelo artista no cenário do colecionismo religioso, público e privado de São Paulo.

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Karin Philippov

Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – IA-UNESP (1997). Especialista em Arte e Cultura pelo IA-UNESP (2002). Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (2006). Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH-UNICAMP (2008). Doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP (2016). Professora de História da Arte junto ao Programa UniversIDADE da Terceira Idade da UNICAMP. Pós-doutora em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – EFLCH-UNIFESP. Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – IA-UNESP. Professora de História da Arte.

Relacionados