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Palestra
Museus e Identidades

→ As negociações por uma nova definição de museu

Palestra | Museus e Identidades - As negociações por uma nova definição de museu

Sabrina Moura

Quinta-feira, 05/12/2019 das 10:00 às 12:00

R$40,00

20 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Casa-museu Ema Klabin_Fotografia por Pepe Guimarães_F14 Fotografia

Nas últimas décadas, os museus tem se transformado radicalmente, ajustando e reinventando seus princípios, políticas e práticas, a ponto de a definição corrente de museu, adotada pelo ICOM (International Council of Museums) em 2007, não refletir os desafios contemporâneos dessas instituições.

Em vista disso, o ICOM propôs a renovação dessa definição a partir de uma consulta pública a museus e profissionais de todo o mundo. Elaborado em julho de 2019, o texto afirma: “Os museus são espaços democratizadores, inclusivos e polifônicos para o diálogo crítico sobre o passado e o futuro. Reconhecendo e enfrentando os conflitos e desafios do presente, eles mantêm artefatos e espécimes em confiança na sociedade, salvaguardam diversas memórias para as gerações futuras e garantem direitos e acessos iguais para todas as pessoas.” A adoção da proposta foi, entretanto, adiada por uma votação realizada durante a Assembleia Geral do ICOM, que ocorreu em setembro deste ano, no Japão.

Ao longo do nosso encontro – segundo da série Museus e Identidades –, iremos analisar as origens e os desdobramentos dessa proposta, bem como, apontar seus cruzamentos com as principais questões que tem permeado esses espaços institucionais: da virada educacional e novas experiências expográficas à repatriação de obras e as políticas de identidade.

Público-Alvo

Pesquisadores, curadores, artistas, museólogos, historiadores, profissionais da cultura e interessados em geral.

Sabrina Moura

É pesquisadora, docente e curadora. Doutoranda no departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde realiza pesquisa sobre os usos da noção de diáspora africana na Bienal de Dacar, entre os anos 1980 e 2000. Possui mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade Paris VIII e mestrado em direção de projetos culturais pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Concebeu programas públicos em instituições como Videobrasil, SESC-SP, Goethe Institut, World Biennial Forum, entre outras. Em 2015, organizou o livro Panoramas do Sul: Perspectivas para outras geografias do pensamento (Edições SESC-SP, Videobrasil). Foi membro do comitê de seleção da edição de 2015 do AIMIA Photography Prize (Art Gallery of Ontario). Foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, com bolsa do Programa Connecting Art Histories da Getty Foundation/Unicamp.

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