Medievalismos

Palestra UNIFESP
Medievalismos no século XIX

Palestra UNIFESP | Medievalismos no século XIX

Flávia Galli Tatsch

Sábado, 12 de junho de 2021, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Richard, François Fleury, Valentina of Milan (1802). Oil, Hermitage Museum.

Do universo dos medievalismos do final do século XVIII e da primeira metade do século XIX, este encontro procurará apresentar uma breve introdução à temática, focando a formação do estilo.

O imaginário medieval que temos hoje é fruto de um contínuo processo de recriação de medievalismos. Os estudiosos definem o(s) medievalismo(s) como as múltiplas formas de recepção, interpretação e recriação da Idade Média a partir de uma vasta gama de discursos, práticas culturais e objetos.

Nos séculos XVIII e XIX, a Idade Média foi reabilitada e as manifestações se fizeram presentes em diversas expressões artísticas: na arquitetura, na pintura, na confecção de mobiliários, utensílios e objetos diversos.

Que valores representavam estas manifestações? Que narrativas foram essas que despertaram tanto interesse neste período? Porque foi necessário inventar um “estilo” a partir das ruínas e do que ainda se encontrava em pé?

Para somar ao encontro, você pode conferir um episódio interessante para a história da arte neste período na exposição ‘O Falsificador Espanhol” em cartaz no site da casa museu: https://emaklabin.org.br/o-falsificador-espanhol

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Parceria
Flávia Galli Tatsch

Flávia Galli Tatsch é professora associada de História da Arte Medieval do Programa de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Scuola Normale Superiore di Pisa (2016). Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada (1985) e licenciada (1985) em História pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/UNIFESP. Responsável pelo Núcleo de Pesquisa História da Arte UNIFESP no Laboratório de Estudos Medievais - LEME. Tem como principais temas de pesquisa: história e imagens; história da arte medieval; cultura visual; transferências e circulações artísticas na Idade Média; gravuras tardo-medievais e proto-modernas.

Relacionados