Epigramas, Marcial

Marcial, boca de Roma

→ Palestra

Palestra | Marcial, boca de Roma

Rodrigo Garcia Lopes

qui, 17 ago
das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Boca de Roma, Marco Valério Marcial (38/41 – 102/104), Epigramas, Veneza: Aldo Manúcio, 1501, Biblioteca Ema Klabin, foto Camila Leite

Neste encontro, no contexto da exibição de um exemplar de “Epigrammata”, de Marcus Valerius Martialis, publicado em 1501, edições aldinas, na exposição “A palavra impressa – livros raros da Biblioteca Ema Klabin ”, Rodrigo Garcia Lopes irá falar sobre a vida e obra de Marcial.

Também tratará da sua importância para o gênero epigrama, sua visão crítica do mundo e, especificamente, sobre a aventura de traduzi-lo para uma edição especial, “Epigramas”, publicada em 2017.

Marcial (d.C. 38-104) autor que tem sobrevivido ao teste do tempo, da Antiguidade até o século XXI, além de artífice do verso, é extremamente moderno ao prenunciar aspectos de nossa sociedade do espetáculo, de comunicação instantânea (como os 140 caracteres do Twitter), do “trash”, do consumo, da superficialidade, exibicionismo, da cultura da imagem, do bombardeamento da mídia, redes sociais e culto às celebridades. Crítico ácido da sociedade, humorista, ele mesmo construiu uma persona, complexa e contraditória, se vangloriando em vários poemas de ser uma estrela social, conhecido em toda Roma e lido até mesmo por um centurião nos confins do império.

Público-alvo

Público interessado em poesia antiga, em poesia em geral e em prática da tradução, estudantes e professores e interessados em geral.

Rodrigo Garcia Lopes

Rodrigo Garcia Lopes é tradutor, poeta, romancista, compositor, ensaísta e jornalista. Como tradutor, publicou Sylvia Plath, Poemas, 1990 e Iluminuras: Gravuras Coloridas, de Arthur Rimbaud, 1994, ambos em parceria com Maurício Arruda Mendonça. Em 2004 traduziu e organizou os livros Mindscapes, de Laura Riding e O Navegante (The Seafarer, do anônimo anglo-saxão). Em 2007 foi a versão integral e fac-similar de Ariel, de Sylvia Plath, em parceria com Cristina Macedo. Em 2017 a Ateliê Editorial publicou o livro Epigramas, do hispano-romano Marco Valério Marcial. https://rgarcialopes.wixsite.com/site

Relacionados