
Palestra
Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido
Palestra | Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido
Rondinelly Gomes Medeiros
Quinta-feira, 18 de maio, das 19h às 21h
Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor
150 vagas por ordem de inscrição
Plataforma Zoom
Imagem: Roçado de seu Chico, em consórcio com a mata, sítio Várzea Alegre, São Mamede-PB, julho de 2019. Foto: Eduardo B. Viveiros de Castro
Neste encontro, o pesquisador Rondinelly Medeiros pretende articular eventos, ideias e acontecimentos significativos da história e da atual situação socioambiental do semiárido brasileiro.
Na palestra Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido, serão descritos e interpretados, ao modo de experimentações conceituais, em uma leitura afinada com a filosofia política, saberes que privilegiem as tradições minoritárias, em especial as recentes reflexões em torno do conceito de cosmopolítica, de forma a evidenciar propostas alternativas, surgidas no sertão nordestino, aos sistemas de poder próprios da modernidade ocidental.
Esta atividade faz parte da programação relacionada ao Dia Internacional de Museus de 2023 e tem o objetivo de ampliar o entendimento sobre cosmopolítica e questões socioambientais.
Interessados em geral, professores, estudantes e pesquisadores
Rondinelly Gomes Medeiros
Rondinelly Gomes Medeiros é natural do sertão paraibano. Possui graduação em História nas Faculdades Integradas de Patos (2007), é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2018) e doutorando em Filosofia também na Universidade Federal do Paraná. Pesquisa modos de vida e invenções políticas no sertão semiárido brasileiro e tem experiência junto a coletivos de base e movimentos sociais no âmbito da luta pela convivência com o semiárido.