khora sertão

Palestra
Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido

Palestra | Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido

Rondinelly Gomes Medeiros

Qua, 11 out, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Trecho da Caatinga entre os municípios de São Mamede-PB e Ipueiras-RN. Foto: Eduardo Viveiros de Castro

Neste encontro, o pesquisador Rondinelly Medeiros pretende articular eventos, ideias e acontecimentos significativos da história e da atual situação socioambiental do semiárido brasileiro.

Na palestra Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido, serão descritos e interpretados, ao modo de experimentações conceituais, em uma leitura afinada com a filosofia política, saberes que privilegiem as tradições minoritárias, em especial as recentes reflexões em torno do conceito de cosmopolítica, de forma a evidenciar propostas alternativas, surgidas no sertão nordestino, aos sistemas de poder próprios da modernidade ocidental.

Público-alvo

Interessados em geral, professores, estudantes e pesquisadores

Rondinelly Gomes Medeiros

Rondinelly Gomes Medeiros é natural do sertão paraibano. Possui graduação em História nas Faculdades Integradas de Patos (2007), é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2018) e doutorando em Filosofia também na Universidade Federal do Paraná. Pesquisa modos de vida e invenções políticas no sertão semiárido brasileiro e tem experiência junto a coletivos de base e movimentos sociais no âmbito da luta pela convivência com o semiárido.

Relacionados