fotografia latino-americana

Palestra – A construção e a avaliação do feminino na fotografia latino-americana

Palestra | A construção e a avaliação do feminino na fotografia latino-americana

Marcos Fabris

Sábado, 24/03/18 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Os sonhos sobre cansaço, Grete Stern, 1949

Esta palestra tem por objetivo investigar os recursos artístico-fotográficos convencionalmente utilizados para construção de um tipo específico de “feminino” no âmbito da indústria da notícia na América Latina.

Na contramão de tais modos encontra-se a produção artístico-fotográfica de Grete Stern, fotógrafa alemã radicalizada na Argentina. O conjunto de sua obra examinará e problematizará de modo aprofundado o local social ocupado pelas mulheres, emancipando assim as artes fotográficas em solo latino-americano.

Marcos Fabris

Marcos Fabris é doutor pela FFLCH-USP com pós-doutorado na Universidade de Columbia -Nova York, Université Paris Ouest Nanterre - Paris, MAC-USP, FFLCH-USP - São Paulo e UNIFESP São Paulo. É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade e Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana. Suas publicações e palestras mais significativas incluem reflexões sobre arte moderna europeia e fotografia europeia, norte-americana e latino-americana.

Relacionados