Colonização da aparência

Colonização da aparência: a Moda nos relatos de viajantes do Brasil Colônia (1530 a 1822)

Palestra presencial | Colonização da aparência: a Moda nos relatos de viajantes do Brasil Colônia (1530 a 1822)

Brunno Almeida Maia

sáb, 16 mar 2024
das 11h às 13h

gratuito com sugestão de contribuição voluntária R$ 20,00 a R$ 80,00

35 vagas por ordem de inscrição

Presencial: Casa Museu Ema Klabin

Imagem: Ilustração do leilão diário de escravizados na cidade de Goa. LINSCHOTEN, Jan Huygen van. História da navegação de Jan Huygen van Linschoten nas Índias Orientais. Amsterdã: Jean Evertsz Cloppenburch, 1619. Biblioteca Ema Klabin.

A Moda da sociedade de corte eurocêntrica do século XVI instituíra a noção de “civilité”, que à época significava um conjunto de regras, práticas e condutas do saber viver, do saber fazer, da etiqueta, da arte da gastronomia e do refinamento.

Tais práticas, segundo o historiador Nobert Elias, erigiram a ideia da Europa como cultura (Kultur) civilização (Civilization) que definiram o “civilizado” colocando-o em oposição ao “não-civilizado”.

Ao partir da cultura visual nos relatos de viajantes como Albert Eckhout, André Thevet, Hans Staden, Pierre Moreau e Montanus, e as fotografias de Alberto Henschel e Marc Ferrez, a palestra tem como objetivo analisar criticamente o conceito de colonização da aparência através das representações das indumentárias, vestimentas de povos originários e das diásporas negras presentes nos relatos visuais produzidos no contexto de colonização do Brasil.

Público-alvo

Público em geral

Brunno Almeida Maia

Brunno Almeida Maia doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP, com pesquisa sobre Moda e Arquitetura. Mestre em Filosofia pela Unifesp. Foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, e do projeto “Povos brasileiros: gastronomia, moda e literatura”, no Sesc Avenida Paulista. Possui três livros publicados, atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo”.

Relacionados