Palestras | Coleções híbridas e a herança do prestígio
Stefano Cracolici
Sexta-feira, 23/08/2019 das 11:00 às 13:00
Gratuito
35 vagas por ordem de inscrição
*Imagem: Galeria da Casa-museu Ema Klabin por Henrique Luz.
O prestígio é uma obviedade nos estudos histórico-artísticos. Quando, como frequentemente acontece, funda-se sobre um cânone compartilhado de valores, o prestígio é um investimento seguro e rentável.
As coleções híbridas complicam este assunto: tudo é perfeitamente coerente e ao mesmo tempo fora do lugar. A coleção Ema Klabin é um desses maravilhosos lugares fora de lugar, que nos convida a compreender o prestígio como uma herança frágil, escondida, menos óbvia do que geralmente parece ser. É a herança do prestígio – não o prestígio em si – que estas coleções nos convidam compreender. Esta conferência propõe um diálogo entre a Coleção Ema Klabin e outras análogas na Europa.
Interessados em história da arte e estudos sobre museus.
Stefano Cracolici
Stefano Cracolici é Professor titular de arte e literatura na Universidade de Durham, onde dirige o Centro de Zurbarán para Arte Espanhola e Latino-Americana. Obteve diploma de médico da Universidade Albert-Ludwig em Freiburg, Alemanha, e seu PhD em Literatura Comparada pela Universidade de Toronto em 2000. Trabalhou no Dartmouth College (2000-02) e na Universidade da Pensilvânia (2002 -06). Publicou estudos sobre Leon Battista Alberti, poesia da corte italiana, história da medicina, academias de arte dos séculos XVIII e XIX na Europa e nas Américas. Fez residência no Getty Research Institute, foi professor visitante da Universidade de São Paulo (Brasil), e recebeu várias bolsas de pesquisa de instituições como a British Academy, o Leverhulme Trust, o AHRC, o GCRF e o British Council. Desde 2016, é membro da comissão de seleção da I Tatti Fellowship (Programa de Bolsas da Villa I Tatti) do Centro para Estudos do Renascimento Italiano da Universidade de Harvard .