Benedito Calixto

Palestra
Benedito Calixto e a Igreja da Consolação

Palestra | Benedito Calixto e a Igreja da Consolação

Karin Philippov

Sábado, 01/06/2019, das 10h às 14h

R$ 40,00

35 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Altar-mor da Igreja Nossa Senhora da Consolação – (domínio público) e Vista lateral e frontal da Igreja Nossa Senhora da Consolação – (domínio público)

Benedito Calixto (1853-1927), como artista e historiador, fez parte da construção da história da cidade. Neste encontro a palestrante analisará seis pinturas em óleo sobre tela, sob encomenda, para a Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no ano de 1918, no centro de São Paulo.

Serão analisadas as obras “A Caminho de Emaús”, “Ceia em Emaús”, “São Boaventura”, “São Tomás”, “São Tarcísio” e “Santa Clara”, dentro de seu contexto de produção, e em relação ao seu conjunto, considerando-se a correspondência interna do ciclo iconográfico e seu sentido para a criação da nova cidade de São Paulo, uma cidade reconstruída a partir do capital cafeeiro.

A palestra será dividida em duas partes:

  • A primeira acontece na Casa-museu Ema Klabin e terá a duração de duas horas, durante as quais será apresentado o referido conjunto de obras do artista, em relação ao contexto da Primeira República e da Romanização da Igreja.
  • A segunda parte será realizada na própria Capela do Santíssimo na Igreja Nossa Senhora da Consolação e terá duração de uma hora, onde as pinturas serão analisadas com detalhes. O transporte para Igreja Nossa Senhora da Consolação ficará à cargo dos participantes. Endereço: Rua da Consolação, 585 – Consolação.
Público-alvo

Estudantes de História da Arte, História, Arquitetura, Arte e interessados em geral.

Karin Philippov

Pós-doutora em História da Arte pela EFLCH-UNIFESP. Doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP. Mestre em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP.

Relacionados