Mesa recriada

A mesa recriada
Encenações gastronômicas nas mídias sociais

→ Programação paralela à exposição Faca, colher e garfo: uma história

Palestra | A mesa recriada: encenações gastronômicas nas mídias sociais

Janka Babenco

Sábado, 23 de julho, das 11h às 13h

Gratuito com sugestão de contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Mesa recriada – montagem Janka Babenco

O encontro pretende discorrer sobre a presença da cultura gastronômica, do envolvimento com o ato de comer, de usos de utensílios, das receitas, dos conceitos e estéticas culinárias que nos últimos tempos pôde ser encontrada nas mais surpreendentes formas de apresentações e representações no mundo virtual.

A ideia é explorar o universo do “staging”, ou seja, do faz-de-conta, da recriação de uma realidade, real ou ficcional, desde sempre ferramenta das Artes e mais que tudo no Cinema, agora também presente nas mídias sociais como encenação de realidades históricas gastronômicas.

Essa representação nas “novas” mídias dos múltiplos aspectos da gastronomia e dos estudos da alimentação nos leva a falar sobre a universalidade do acesso ao conhecimento e a veracidade da informação difundida. São chefs, “influencers”, historiadores, curiosos e até instituições, enfim, todos contando uma estória com comida.

Cada diferente agente de fala nos transporta para um território livre da rede, nos embarca em uma viagem individual com intenções coletivas só existente no mundo virtual. É sobre essa experiência que queremos discutir.

A atividade faz parte da programação paralela à exposição Faca, colher e garfo: uma história, em cartaz até o dia 31 de julho na Casa Museu Ema Klabin.

Público-alvo

Profissionais, pesquisadores, artistas e estudantes das áreas de: gastronomia, ciências sociais, estudos de imagem, história e demais interessados.

Janka Babenco

Janka Babenco é formada em Direito na PUC/SP, atua desde 1996 na área de marketing, comunicação e projetos culturais. Com especializações nas áreas de patrimônio cultural pela Universidade Federal de Pernambuco, gastronomia e turismo na Universidade de Ciências Gastronômica na Itália. Desenvolve atualmente projetos na área de Estudos da Alimentação ministrando palestras e cursos que associam cultura, antropologia e história sob uma perspectiva multidisciplinar da gastronomia.

Relacionados