visível e o invisível

A linha tênue entre o visível e o invisível:
um olhar sobre as transparências nos museus

→ Palestra

Palestra | A linha tênue entre o visível e o invisível: um olhar sobre as transparências nos museus

Luiza Batista Amaral

Quarta-feira, 30 de novembro, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Renina Katz, Litografia colorida sobre papel, 1987 – Coleção Ema Klabin

A partir de pesquisas e de estudos de caso da museografia de algumas exposições, entre elas a exposição ReviraVolta, em cartaz na Casa Museu Ema Klabin, a palestrante abordará como a estética da transparência se apresenta em contextos expográficos.

Esses sentidos de transparência que se manifestam pela via estética e pelo discurso serão matizados com base nas leituras de Byung Chul Han (2017) e Guilherme Wisnik (2018), autores que se debruçam sobre este conceito em frentes diferentes, e, sobretudo, indicam as tensões e contradições que perpassam a transparência seja na arquitetura, nas artes visuais, ou nas demais produções culturais.

Nesta apresentação, Luiza Amaral se atém a observar as relações entre opacidade e transparência presentes em narrativas museográficas contemporâneas que tensionam passado e presente, ao colocar exposição e bastidores em um mesmo terreno, em um mesmo espaço-tempo.

Nessas narrativas, se expõem, na mesma linha de importância, as obras e imagens dos processos de montagens de exposições, da conservação e restauração de obras, dentre outras ações que, usualmente, são sombreados pelo destaque ao palco, às exposições.

Público-alvo

Pesquisadores, Trabalhadores da Cultura, Historiadores da Arte, Cientistas Sociais, Arquitetos, Museólogos, Público em Geral

Luiza Batista Amaral

Luiza Batista Amaral é bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela UFRJ. É mestre e doutora em História Social da Cultura, na linha de Teoria e História da Arte pela PUC-Rio. É docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVERITAS-RJ, e atua como Conservadora-Restauradora no Museu Nacional/RJ.

Relacionados