Palestra | A linha tênue entre o visível e o invisível: um olhar sobre as transparências nos museus
Luiza Batista Amaral
Quarta-feira, 30 de novembro, das 19h às 21h
Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor
95 vagas por ordem de inscrição
Plataforma Zoom
Imagem: Renina Katz, Litografia colorida sobre papel, 1987 – Coleção Ema Klabin
A partir de pesquisas e de estudos de caso da museografia de algumas exposições, entre elas a exposição ReviraVolta, em cartaz na Casa Museu Ema Klabin, a palestrante abordará como a estética da transparência se apresenta em contextos expográficos.
Esses sentidos de transparência que se manifestam pela via estética e pelo discurso serão matizados com base nas leituras de Byung Chul Han (2017) e Guilherme Wisnik (2018), autores que se debruçam sobre este conceito em frentes diferentes, e, sobretudo, indicam as tensões e contradições que perpassam a transparência seja na arquitetura, nas artes visuais, ou nas demais produções culturais.
Nesta apresentação, Luiza Amaral se atém a observar as relações entre opacidade e transparência presentes em narrativas museográficas contemporâneas que tensionam passado e presente, ao colocar exposição e bastidores em um mesmo terreno, em um mesmo espaço-tempo.
Nessas narrativas, se expõem, na mesma linha de importância, as obras e imagens dos processos de montagens de exposições, da conservação e restauração de obras, dentre outras ações que, usualmente, são sombreados pelo destaque ao palco, às exposições.
Pesquisadores, Trabalhadores da Cultura, Historiadores da Arte, Cientistas Sociais, Arquitetos, Museólogos, Público em Geral
Luiza Batista Amaral
Luiza Batista Amaral é bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela UFRJ. É mestre e doutora em História Social da Cultura, na linha de Teoria e História da Arte pela PUC-Rio. É docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVERITAS-RJ, e atua como Conservadora-Restauradora no Museu Nacional/RJ.