Joias têxteis

Oficina
Joias têxteis

→ Reciclando ideias, materiais e saberes

Oficina | Joias têxteis: reciclando ideias, materiais e saberes

Mary Lima

Sábado, 20 de novembro, das 15h às 17h
Outros encontros: 27 de novembro e 4 de dezembro, das 15 às 17h

Gratuito ou contribuição voluntária

35 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Retrato Feminino, atrib. a Eugene von Blaas, séc XIX, Itália.

Nesta oficina, inspirada na Coleção Ema Klabin, iremos produzir joias têxteis artesanais promovendo o debate de questões que implicam diretamente nesta criação, como consumo consciente, cultura, saberes, criatividade, reutilização e reciclagem de material.

Quando se trata da moda, o debate se amplia para a valorização dos saberes, a reciclagem de valores e ideias ultrapassadas. O cerne da questão é o consumo e o que realmente tem valor e, como nos posicionamos e inserimos essas questões no nosso dia a dia.

Revisitando memórias e conceitos, utilizando objetos recicláveis e acessíveis daremos novos sentidos aos materiais escolhidos pelos participantes. Por meio da reciclagem de ideias, mesclando o banco de memórias com o novo, resgataremos técnicas artesanais, utilizando o imaginário e percepções sobre as obras da Coleção, e assim realizar uma releitura que se transformará em uma nova obra: uma joia têxtil sustentável.

Público-alvo

Público em geral, interessados em arte, moda, em produção e técnicas artesanais.

Mary Lima

Mary Lima atua com Educação e Comunicação nas áreas de Economia Criativa e Meio Ambiente; formada em Comunicação Social na Universidade Federal do Pará-UFPA; Especialização em Educação de Jovens e Adultos no IFSP-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SP e Especialização em Design Instrucional SENAC - SP. Recebeu o Prêmio Idea Brasil 2012, categoria Joias, com o colar Ninhos. Foi finalista do prêmio The Modern Craft Project 2013-Brasil - KETEL ONE/Wallpaper Magazine. Consultora em artesanato para instituições como o FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, no Projeto ARPA, em Rondônia, e para a CPISP Comissão Pró-Índio de São Paulo, com o Projeto Artesanato do Quilombo, que recebeu o Prêmio Planeta Casa 2005 da Revista Casa Cláudia. Foi parecerista do Ministério da Cultura no tema Design, Artesanato, Moda e Meio Ambiente. Foi Gestora do Projeto Artesanato do SEBRAE Amapá. Oficineira de instituições como Caixa Cultural, UNIBES Cultural, SUTACO - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades e Centro de Formação Cultural; desenvolveu o projeto Joias Têxteis no SENAC SP e nas unidades da Rede SESC SP. Em EAD é autora dos cursos Joias em Tecido e Joias em Tecido II no Portal EDUK (www.eduk.com.br). Atualmente cursa MBA em Gestão, Inovação e Liderança na Fundação Getúlio Vargas.

Relacionados