Microliteratura

Escrita criativa em microliteratura

→ Oficina online

Oficina online | Escrita criativa em microliteratura

Daniel Viana

sáb, 16 set
sáb, 30 set
sáb, 7 out
das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

15 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Vagas esgotadas, inscreva-se na lista de espera

Imagem: Jan Huygen van Linschoten (1563 – 1611). História da navegação de Jan Huygen van Linschoten nas Índias Orientais Amsterdã: Jean Evertsz Cloppenburch, 1619.

A oficina, facilitada pelo escritor Daniel Viana, propõe a investigação de caminhos para a produção literária com poucas palavras, tendo como inspiração o exemplar de “Epigrammata”, de Marcus Valerius Martialis (Marcial), publicado em 1501, edições aldinas, que está na exposição “A palavra impressa – livros raros da Biblioteca Ema Klabin ”.

A oficina é proposta a pessoas que tenham ou não experiência na produção literária, os encontros serão utilizados como um espaço de troca de experiências, ideias e caminhos possíveis na potência que há nas poucas palavras. A oficina se destina ao público jovem e adulto que deseja descobrir potencialidades em sua escrita particular.

Partindo de jogos criativos para a descoberta de uma escrita particular, a oficina apresentará aos participantes uma coletânea de possibilidades para a produção de textos literários. Os caminhos apresentados nos encontros não se restringem ao universo da microliteratura, podendo ser utilizados também como estímulo para a criação de textos criativos em outros gêneros literários.

A microliteratura é um gênero que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos no espaço literário. Escrever com poucas palavras, apresentando uma narrativa completa com personagem, espaço e tempo é um desafio, mas também pode ser encarado como um exercício criativo de um jogo com palavras. O gênero potencializa a objetividade na escrita.

Esta atividade faz parte das ações relacionadas à exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671”, livros raros da Biblioteca Ema Klabin.

Público-alvo

Estudantes, artistas, educadores, curiosos e demais interessados no universo das poucas palavras, a partir de 14 anos.

Daniel Viana

Daniel Viana. Poeta de rua, educador e ator. Mineiro de Poços de Caldas, radicado em São Paulo. Mestrando em Arte-Educação pelo Instituto de Artes da Unesp. Licenciado em Letras pelo Instituto Singularidades. Cursou direção teatral pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). Pesquisador de cidade enquanto espaço educativo para o ensino de literatura. Desenvolve mapas literários que conectam literatura e espaços urbanos. Criador da CUBO – Microbiblioteca de Micronarrativas e do projeto “Guardanapos Poéticos” que realiza intervenções literárias em espaços urbanos. Desde 2013 integra o elenco do Grupo Sobrevento, considerado, internacionalmente, como um dos maiores expoentes do teatro de animação brasileiro.

Relacionados